Jornal Nova Geração

Executivo de Estrela veta projeto que previa divulgação do agendamento de cirurgias no site

ESTRELA – O prefeito Elmar Schneider vetou o projeto de autoria do vereador Humberto Canigia Rerig (Republicanos) que previa que, ao solicitar exames ou procedimentos no município, através do SUS, o paciente receberia um número de protocolo e, através desse número, poderia acompanhar diariamente o andamento do processo pela ordem de agendamento no site da Prefeitura de Estrela.

O projeto foi aprovado pela Câmara em fevereiro e o Executivo tinha seis meses para implementar as medidas da lei, com ressalva para cirurgias e outros procedimentos de urgência e emergência, que teriam prioridade de atendimento.

O prefeito justificou, no veto que foi entregue hoje à Câmara, que “as informações solicitadas estão ainda sendo auditadas e organizadas junto ao setor de regulação, diante da promulgação do novo mapa de referência SUS pactuadas junto à Secretaria Estadual de Saúde.” O prefeito ressaltou ainda, no ofício, que no momento as bases de informações das demandas solicitadas não estão informatizadas, situação que está em fase de modernização e adequação.

Mesmo com o veto, o Executivo informou no documento que, assim que ocorrer o término da organização e informatização das informações, agendará uma reunião com os vereadores para demonstrar as ações implantadas e para que o projeto de lei possa ser implantado.

 

Entenda

O Jornal NG chegou a publicar, na edição da última sexta-feira, uma matéria destacando a espera de seis anos de Teresinha Pereira de Oliveira, de 50 anos, que precisa de uma cirurgia no joelho. Para que o procedimento possa ser realizado em Canoas, ela precisa fazer diversos exames, entre eles uma ressonância, que está pendente desde 2019. Para ela, a possível divulgação dos agendamentos pelo site seria positivo pois, atualmente, a única forma de saber como anda o processo é indo pessoalmente ou ligando na Secretaria de Saúde.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: