Jornal Nova Geração

Expectativa para retomada do futebol

ESTRELA – A gradual flexibilização de algumas normas em relação a diferentes ramos e setores, como missas, cultos e o comércio, que no último sábado pode abrir as portas, reanimou quem também espera ver as competições esportivas serem retomadas. Clubes esportivos em todo o Estado já passaram a liberar algumas práticas, realizadas de forma individual ou em duplas, como é o caso do tênis e padel, e a expectativa agora é para os esportes coletivos, como o futebol. Na Soges, o Departamento de Esportes aguarda as próximas determinações quanto a liberação da atividade, pelo menos no mesmo protocolo anteriormente praticado.

Modalidades como tênis e padel estão liberadas para treinamento, respeitando os protocolos determinados pelos órgãos públicos, bem como a academia do clube, que já funciona com as medidas sanitárias e de distanciamento social sendo cumpridas por professores e alunos. No caso do futebol sete, a prática foi retomada no ano passado, também em meio à pandemia, e assim se estendeu até o fim de fevereiro deste ano. Quando seriam conhecidos os campeões do 6º Torneio de Verão houve nova paralisação.

Pela volta

Segundo a direção do clube, a retomada dos gols em 2020 não trouxe problemas. Para o coordenador esportivo, Rodrigo Ramminger, a volta poderia ser implementada. “Foram tomados diversos cuidados e medidas sanitárias, entre elas, a higienização na entrada do clube, aferição da temperatura e uso de máscara. Era permitida, por exemplo, somente a entrada de atletas no clube e na hora das partidas, e dado intervalo de uma hora entre os campos para evitar aglomerações. Assim, estavam no clube apenas as equipes que jogariam naquele momento, e todos chegavam fardados”, explica.

Conforme o coordenador, não foi tomado conhecimento de atletas que se contaminaram com a Covid-19 por causa do futebol. “Há agora uma maior preocupação, pois se afirma que ela está mais contagiosa e atingindo pessoas também mais jovens. Mas a prática esportiva não difere em muito dos perigos de outros momentos, e isso podemos ver pelo futebol profissional, que segue ocorrendo e os casos registrados são poucos, sem uma confirmação de que ocorreu no momento da prática.”

Inscrições seguem abertas

Como as inscrições para as competições do futebol sete seguem abertas, e não há uma data estipulada para retorno, Ramminger evita dar detalhes sobre a final do 6º Torneio de Verão e o regulamentos da 30ª Copa Veteranos, da 27ª Copa Sênior e, principalmente, da 43ª Copa Soges. “Isso vai precisar ser estudado depois, quando tivermos data definida para início e número total de times inscritos. Algumas possibilidades já estão sendo analisadas, mas a realização de jogos em meio à semana, e não apenas aos sábados, como ocorreu ano passado, em razão de um calendário novamente mais apertado, não está descartada.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: