Jornal Nova Geração

COLINAS

Família de linha 31 de Outubro é exemplo de sucessão rural

Filha cursou ciências biológicas e voltou à propriedade para seguir a vocação dos pais

A família Funk, de linha 31 de outubro é um exemplo em termos de sucessão rural. O casal de agricultores Enio, de 70 anos e Aneli, de 69, resolveu apostar no futuro da filha Luana, de 29, e tem sido recompensada. Ela cursou Ciências Biológicas, na Univates, de 2012 a 2017. “Fui estudar e pensei em buscar outro tipo de vida, mas eu gosto daqui”, conta.

Os três conduzem a propriedade, com 5,8 hectares. A criação é de 400 suínos terminação, além de 25 mil aves. A família está investindo em um aviário com quase 2.100 metros quadrados. O local está em fase final de construção e recebeu investimento de R$ 1,2 milhão.

“A Luana, desde muito pequena, entrava no chiqueiro para tocar os porcos. Ficávamos preocupados, mas ela sempre mostrava coragem”, lembra Enio. Aneli ressalta a importância da formação para conduzir adequadamente uma propriedade rural. “No nosso tempo não tínhamos estudo, mas hoje a formação é fundamental para seguir na agricultura”, declara.

Segundo o extensionista da Emater de Colinas, Marcelo Müller, o processo de sucessão rural nas propriedades é de extrema importância. “A sucessão precisa ser desenvolvida com cuidado especial, principalmente dos pais para com os filhos, mas também dos filhos para com os pais e com a propriedade”, explica.

O jovem, no processo de sucessão, tem, naquele momento, dois requisitos que os pais não terão mais: ritmo e disposição para o trabalho. “Há, porém, duas coisas que os filhos vão demorar para ter: vivência e experiência. Então, nessa história toda, a grande responsabilidade pela sucessão rural cabe aos pais”, ressalta Müller.

Luana confirma a vantagem garantida com os estudos. “Todos os cursos que fiz valeram a pena. Percebo uma visão de mundo, que não teria se não tivesse frequentado a academia”, constata a filha do casal. “Como agentes de extensão rural, estamos aqui para auxiliar, para que essas iniciativas frutifiquem. Esta família, em específico, é um exemplo de que a sucessão funciona, em via de mão dupla”, conclui Müller.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: