Jornal Nova Geração

Fechamento de posto completa meio ano

(Fotos: Carlos Eduardo Schneider)

O único indicativo de assistência à saúde no bairro Auxiliadora é uma placa, que hoje não leva mais à Unidade Básica de Saúde (UBS), fechada em fevereiro deste ano. Desde lá, a indicação do Executivo é de que os moradores do local e redondezas sejam atendidos na UBS Central, no Bairro Oriental, distante 3,6 quilômetros, ou no P.A+, há dois quilômetros do antigo posto. Conforme a Administração Municipal, a prioridade, agora, é a vacinação contra a Covid-19.

Ainda em fevereiro, a promessa era de que o posto mudaria de lugar. A alegação do fechamento foi de que o proprietário pediu o imóvel de volta. O secretário da Saúde, Celso Kaplan, chegou a visitar imóveis, mas até agora não há posição em relação à volta dos 450 atendimentos semanais, que o posto realizava. Além dos moradores do Auxiliadora, a unidade recebia pessoas dos bairros Cristo Rei, Alto da Bronze, distritos de Delfina, Glória e das localidades de Santa Rita e Porongos.

Moradores desassistidos

Albano Henz vai de ônibus ou a pé até o Bairro Oriental

Albano Henz, de 74 anos, disse que a retirada da Unidade de Saúde do bairro foi um fracasso. “Agora temos que pegar dois ônibus para ir ao Posto de Saúde Central, ou ir a pé”, reclama o idoso, que sofre de problemas cardíacos e na próstata.

Noêmia Nogueira, de 73 anos, mora há 11 anos no Bairro Auxiliadora e precisa ir à unidade pegar receitas para os medicamentos de que necessita. Uma lesão na coluna obriga a moradora a tomar vários medicamentos, além de usar colete cervical a maior parte do tempo.

Noêmia Nogueira mostra colete cervical que dificulta locomoção

Júlio Gonçalves Filho, de 58 anos, sofre de pressão alta e necessita de medicação de uso contínuo. “Preciso buscar no Posto Central, mas seria muito mais fácil se pudesse pegar aqui no bairro”, lamenta.

Júlio Gonçalves Filho precisa de remédios contínuos

Pela volta da UBS

Segundo o vereador Felipe Schossler (PTB), a qualidade dos atendimentos era acima da média. “O governo está fazendo todo o esforço para reabrir o posto de saúde. Em breve haverá novidades”, assegura. Já o parlamentar Tiago Augusto Lehnen (PSD) diz que foi apresentado requerimento, além de ter sido cobrada providências do prefeito. “Agora, meus colegas João Braun (PP), Volnei Zancanaro (PV) e eu encaminhamos uma indicação para que o recurso de R$ 600 mil, vindo da CCR Viasul, seja investido na reabertura da UBS”, salienta Lehnen.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: