Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Feira Municipal LGBTQIA+ reúne cerca de 250 pessoas

Evento voltado à cultura e empreendedorismo ocorreu no Parque Pôr do Sol. Campanha Bom Retiro sem Preconceito foi lançada durante a programação

Parque Pôr do Sol recebeu evento no fim de semana passado (Foto: Karine Pinheiro)

“Pelo direito de viver com dignidade e respeito”. Esta é a frase que marca o início da campanha Bom Retiro sem Preconceito, lançada durante a 1ª Feira Municipal de Cultura e Empreendedorismo LGBTQIA+. O evento ocorreu no sábado passado, 9, no Parque Pôr do Sol. Conscientizar a população bom-retirense acerca do assunto e proporcionar um espaço para expor o trabalho e a arte da comunidade foi o objetivo da feira.

A primeira ação da campanha será a instalação de cartazes nos comércios espalhados pela cidade. Segundo a idealizadora, Lene Petry, essa é uma forma de dar visibilidade e chamar a atenção da população. “Ninguém vai obrigado a colocar os materiais em sua loja, mas queremos contar com o maior número de comerciantes”, explica.

O propósito do Executivo é que o Bom Retiro sem Preconceito se estenda, pelo menos, até o fim da gestão. Lene afirma que até 2024, outras ações serão elaboradas, como a pintura das faixas de pedestres nas cores do arco-íris, feiras de empreendedorismo e abertura de espaço para expressões culturais. “Temos que falar sobre isso, incentivar o respeito e combater o preconceito”.

Trabalho e arte

Com diversas bandeira nas cores do arco-íris, a feira municipal reuniu cerca de 250 pessoas na tarde do sábado. O evento foi aberto à população e contou com comercialização de produtos, brinquedos infláveis para as crianças, show de pagode e apresentações artísticas.

Para Lene, a feira é uma forma de abrir espaço para os empreendedores, gerar empregos e renda para a comunidade LGBTQIA+. “Temos que dar espaço para que todos mostrem seus trabalhos. São pessoas que contribuem para o crescimento de Bom Retiro do Sul”.

Entre os expositores, o Samuel Gomes, diretor de vendas da Mary Kay, aproveitou o espaço para comercializar os produtos de beleza. Segundo ele, vender beleza e cuidado é uma forma de espalhar o amor. “No ramo da beleza, ensinamos as pessoas a serem mais atentas consigo. Inspirar o amor próprio é gratificante”, comenta.

O diretor destaca que são o comércio e o empreendedorismo que giram a economia no município. Para ele, é significativo ter apoio do Executivo para expandir os negócios e um espaço para que as pessoas possam expressar o trabalho e a arte da comunidade LGBTQIA+.

Nota de repúdio

Devido aos comentários intolerantes sobre o evento nas redes sociais, o Executivo emitiu nota de repúdio na última sexta-feira, 8. No texto, a administração afirma que “não tolera atitudes preconceituosas e que desonre os que vivem no município”. Um boletim de ocorrência foi aberto nessa segunda-feira, 11.

O secretário da Fazenda, Rodrigo Rodrigues, ressalta que uma investigação para identificar os autores dos comentários está em andamento. “No momento em que tivemos acesso às mensagens, prontamente acionamos o setor jurídico. Essas pessoas têm que responder por essa postura”, reitera.

Ele ainda destaca que o Executivo trabalha em prol de todos de Bom Retiro do Sul e que a administração é aberta à diversidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: