Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Fêmea de veado-campeiro é capturada no centro da cidade

Animal pode ter saído de seu habitat em busca de água. Bombeiros orientam sobre procedimentos

A primeira segunda-feira de 2022, dia 4, reservou uma surpresa para o casal Dalia Budke Alff e Dario Alff. Os aposentados tomavam chimarrão na cozinha, quando foram alertados pelos vizinhos, de que um veado se refugiou em sua residência. Conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas (Imicol), o animal pode ter saído de seu ambiente natural em busca de água.

“Ele ficou na garagem das 8h30min da manhã até 13h30min na garagem, quando levaram embora”, conta Dalia, que preferiu não ver quando os bombeiros e vizinhos contiveram a fêmea de Veado-campeiro. “Eu comecei a chorar, pois seu berro parecia de tristeza”, conta.

Conforme a comandante do Imicol, Caroline Hauschild, a estiagem pode ter provocado o avanço de animais silvestres ao perímetro urbano. “Acreditamos que devido à estiagem, esses animais tenham vindo em busca de água, uma vez que o Arroio da Seca Baixa secou. Então eles têm vindo mais para perto”, explica.

A equipe demorou cerca de uma hora para se aproximar sem oferecer risco à fêmea. Depois disso ela foi contida. Percebendo que não havia necessidade de atendimento veterinário, o grupo soltou o animal em local de difícil acesso, para que não houvesse contato com humanos. “Assim que a soltamos, ela correu em direção ao córrego”, relata Caroline.

Outra preocupação é a caça ilegal. “Recebemos diversas denúncias de que sim, infelizmente estão caçando esses animais. Inclusive um macho foi abatido na última sexta feira (31 de dezembro). Acreditamos ser o macho dessa fêmea que resgatamos, inclusive que aparenta estar prenha”, declarou Caroline. “Se avistarem pessoas caçando, denuncie imediatamente à Patram. O veado campeiro é um animal em extinção e sua caça é proibida”, conclui

Procedimentos que devem ser adotados

Devido ao aumento de casos de animais silvestres no perímetro urbano, a comandante orienta a população sobre os procedimentos a serem adotados. “Primeiramente manter a calma, retirar de perto animais que possam atacá-lo, como cães e não tentar capturá-lo. O animal não oferece riscos, mas quando contido, o coice pode ser bem perigoso”, esclarece Caroline.

O próximo passo é fazer contato com as autoridades (Bombeiros, Brigada Militar ou Patram) para retirá-lo de forma segura. “Estamos recebendo diversos chamados para lagartos, cobras, paca, capivara nos arredores da cidade ou dentro de residências. Então que sejamos acionados, para resgatarmos e conduzirmos a áreas nativas onde ainda há córregos de água, como foi o caso da fêmea de veado.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: