Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Feriado da Reforma: vida pelo amor e graça de Deus

“O Evangelho de Jesus Cristo é oferecido por graça.” Esta afirmação está nas palavras da Sagrada Escritura, segundo o pastor Ademar Giese, da IECLB de Estrela

“O Evangelho de Jesus Cristo é oferecido por graça.” Esta afirmação está nas palavras da Sagrada Escritura, segundo o pastor Ademar Giese, da IECLB de Estrela. Martin Luther se deparou com esta riqueza da Palavra de Deus. Por outro lado, viu o quanto a Igreja havia se distanciado da prática de anúncio do Evangelho. Por isso, propôs um diálogo sobre o assunto. Foi quando elaborou 95 teses e as pregou na porta da catedral de Wittenberg no dia 31 de outubro de 1517.

A proposta foi um chamado para reflexão que colocava no centro a Sagrada Escritura. Martin Luther externou sua compreensão de fé na qual uma mão está sobre a Bíblia e a outra, aponta para Cristo crucificado.
A partir deste movimento, o dia 31 de outubro passou a ser conhecido como o Dia da Reforma, pois a intenção não era a ruptura da Igreja.

O tema da salvação por graça e fé, defendido por Martin Luther, continua sendo atual. Também hoje a Igreja precisa colocar uma mão sobre a Bíblia que fala de graça de Deus, contrariando a conquista da própria salvação. Pois Deus vem a nós em amor, sem pedir nada em troca. Por gratidão, apontamos a cruz de Cristo, pois assim externamos o amor no cuidado com os irmãos e irmãs. A reforma desencadeada por Martin Luther convida para viver pelo amor e pela graça de Deus, conclui o pastor Ademar Giese.

Duas enchentes em 1928

Enormes foram os prejuízos ocasionados pelas duas enchentes do rio Taquari, arroio Estrela e arroio Boa Vista. Os eventos climáticos ocorreram, respectivamente, em 6 e 16 de setembro de 1928. Os efeitos da cheia de 6 de setembro daquele ano, que chegou a cota de 27,30 metros, resultaram em centenas de contos de réis de prejuízos. Atingiu inúmeras propriedades rurais, comércio, indústria e benfeitorias. Diversas pontes ficaram inutilizadas com estragos nas estradas e nas ruas da Vila., assim como redes de telefonia e de energia elétrica.Enquanto o município de Estrela estava ainda em via de restabelecimento, sofreu os impactos da segunda inundação registrada no dia 16 do mesmo mês, resultando na cota de 27,20 metros.

Comemoração dos 25 anos do Estrela F.C.

Tendo por local a antiga rodoviária, no Centro, ocorreu uma festividade em 17 de novembro de 1956, para marcar os 25 anos do Estrela F.C.
Na foto oficial: em pé: Arthur Miguel, Osmar Berning, Aloysio Schwertner, Rudy Schwertner, Barbeiro Jacob, Eugênio Noll e Gilberto Schwertner. Agachados: Ieié, Carlinhos Mayer, Edson Schwertner, Francisco Schwertner, Osvaldo Barth e Lino Schwertner.

Banco Agrícola Mercantil em Estrela

Estabelecimento bancário em Estrela. O gerente era Ivo Vicente Ruschel, que além de atuar no banco, era líder comunitário, aviador, terceiro presidente da Associação Comercial e Industrial de Estrela (ACIE), de 1943 a 1949, presidente da Soges em 1947. Nasceu em 20 de fevereiro de 1904, faleceu em 26 de agosto de 1969, em Estrela.

Eliane Friedrich: Miss Estrela 1977

No dia 20 de maio de 1977, Eliane Friedrich, conquistou o título de Miss Estrela, quando o nosso município comemorava 101 anos de emancipação.
O evento foi realizado no salão de festas da Sociedade Ginástica com animação de torcidas das dez candidatas que participaram do concurso. Em junho do mesmo ano, Eliane disputou o Miss Rio Grande do Sul no município de Bagé, com transmissão pela televisão. Inúmeros veículos e um ônibus com torcedores seguiram em caravana para prestigiar a representante de Estrela.

Hans Weitling clinicou em Roca Sales

O médico Hans Weitling nasceu em Berlim, Alemanha, em 1º de janeiro de 1883. Formado pela Faculdade de Berlim em 1908, o imigrante alemão foi registrado no Departamento Estadual de Saúde por meio do Posto de Higiene de Estrela para atuar no 3º distrito Roca Sales em 1933. O município de Roca Sales foi emancipado em 1954.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: