Jornal Nova Geração

CARAVANA CONEXÃO

Festa, baile e brincadeiras agitam a Linha São Luís

Terceira edição do Caravana Conexão ocorreu na comunidade católica da localidade. Moradores celebraram a volta de evento anual após três anos. A festa, que começou a ser preparada no meio da semana, atraiu cerca de 800 pessoas

Após o almoço e as brincadeiras, o salão virou pista de baile durante a tarde de domingo (Foto: Marcelo Grisa)

“É um sucesso. Mais gente que isso, impossível”, comemorou Francisco José Klafke, presidente da comunidade católica de Linha São Luís, no interior de Estrela. A fala ocorreu em meio à tarde de festa no domingo, 22. O almoço e posterior baile voltaram a ocorrer em 2023. A última edição da festa havia sido em 2019, e a organização trabalhou para que o comparecimento fosse digno do evento, que lotou o salão paroquial da localidade.

Francisco foi um dos ganhadores da terceira edição do Caravana Conexão, que fez parte dos festejos. Ele e a esposa, Nelma Klafke, receberam um brinde especial por terem completado 40 anos de casamento no sábado, 21.

Depois do almoço, a equipe do Jornal NG – Nova Geração organizou brincadeiras com prêmios aos vencedores. Além disso, outros brindes foram sorteados entre quem se inscreveu durante a festa.

Espaço reúne os casais

O salão paroquial da Linha São Luís se encheu de pares durante o baile, à tarde. Um dos casais presentes eram Paulo Miller e Mirtes Schneider. Eles se conheceram naquele mesmo lugar, 35 anos antes, em 1988. “Acabamos indo para São Leopoldo por conta do meu trabalho. Tenho um sítio e, sempre que podemos, viajamos para cá. Aqui é especial, pecisamos prestigiar”, riu.

Comida e bebida

No sábado também começaram a ser preparados todos os ingredientes para o almoço. Saladas cortadas, carnes temperadas e cucas assadas. Dentre as mulheres na cozinha está Maria Klafke, 71 anos, que desde criança ajuda na organização das festas da comunidade. “Sempre fiz todas as minhas festas aqui também, casamento e tudo. Mês que vem eu comemoro as minhas bodas de ouro nesse salão aqui”, apontou.

Sempre com um sorriso no rosto, Maria é considerada pelas colegas como a pessoa mais animada do recinto. “Quando eu vejo que o pessoal parece que fica triste, eu já venho contar uma piada para a gente voltar a rir e continuar em frente”, explicou. A melhor amiga dela, Iria Schneider, mora há 50 anos na São Luis e atesta o bom humor da equipe. “Com a Maria em volta não tem como ficar desanimada”, afirmou.

Com a presença de autoridades, moradores e visitantes de Estrela e cidades vizinhas, a festa da São Luís serviu mais de 400 kg de carne, entre galeto, suíno e rês. Um dos assadores é Romaldo Klecht. Que trabalha na festa há mais de 15 anos. Segundo ele, apesar de ajudar a orientar os colegas, não é chefe de ninguém. “Tem aqui gente que está pela primeira vez, e os mais experientes. É preciso ter trabalho em equipe, mas cada um precisa ser o seu próprio chefe para tudo correr bem”, disse.

Além da cozinha, a copa trabalhava com velocidade para atender os visitantes. Mais de 30 caixas de cervejas foram vendidas somente no dia da festa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: