Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Festa do Peixe destaca potencial da piscicultura

Programação ocorre neste fim de semana com pratos à base de pescado. Organizadores têm a ambição de consolidar evento em âmbito regional

Equipes de restaurantes da cidade participaram de qualificação na gastronômica oferecida pela Emater. (Foto: divulgação)

A 4ª Festa do Peixe inicia nesta sexta-feira, 15, com programação estendida. O objetivo é evidenciar a atividade de piscicultura no município. Em paralelo, existe um planejamento para explorar o viés turístico relacionado ao consumo de peixes. O evento ocorre no CTG Querência da Amizade e Parque Pôr do Sol.

A Emater ofertou qualificação aos restaurantes, e o município fez uma parceria com a entidade para diversificar o cardápio. O jantar temático desta sexta-feira tem 11 pratos diferentes à base de peixe. Isso aumenta a expectativa de público.“A janta teve 250 pessoas no ano passado, e agora trabalhamos com a perspectiva de receber 400 pessoas”, comenta a coordenadora de Turismo, Maria Delci Klunck.

A ambição com a Festa do Peixe é colocá-la em um patamar de programações como a Suinofest, de Encantado, por exemplo. “Nós consideramos a Festa do Peixe um elemento primordial para o turismo do município. A pretensão com o evento é fazê-lo crescer de tal forma que se torne tradicional em toda a região”, diz o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura, Wagner Ramos.

Para isso, o município contratou a turismóloga Ângela de Castro com finalidade de prestar consultoria e auxiliar na elaboração da estratégia para o reposicionamento. “Trabalhamos um apanhado de situações para evidenciar a cidade como Pesqueiro do Vale. A barragem vincula a cidade à questão do rio e do peixe e outra das ideias é desenvolver artesanato e souvenirs com a identidade do peixe como produto turístico”, conta.
O evento surgiu em 2016, apenas como um jantar com cardápio temático, e no ano seguinte o modelo foi repetido. Depois disso a festa teve um hiato até 2023, quando foi retomada com uma mudança de perfil, com baile e apresentação artística. Para 2024, será mantido o jantar e adicionadas atrações como concurso gastronômico, palestras e oficinas.

Outra novidade é a feira gastronômica, que ocorre no sábado, 16. No mesmo dia o Parque Pôr do Sol recebe a feira do peixe vivo, espaço para recreação infantil e disputas esportivas. Em caso de mau tempo, as atividades serão transferidas para o CTG Querência da Amizade, que centraliza a programação nos dois primeiros dias.

Programação

15 de março | sexta-feira
8h – Recepção a escolas, exposição de entidades, palestras e oficinas
20h – Jantar do Peixe
22h – Baile com a Banda Alma Nova
Local: CTG Querência da Amizade

16 de março | sábado
9h – Feira do Peixe Vivo
10h – Espaço Gastronômico, brinquedos e artesanato
Local: Parque Pôr do Sol

Cardápio

Canapés de peixe – salpicão – peixe grelhado – peixe à portuguesa – lasanha – peixe frito – pastel de peixe – iscas de peixe – bolinho de peixe – peixe ensopado – pirão de peixe – polenta frita – arroz – saladas

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: