Jornal Nova Geração

ESTRELA

Festival de Inverno da Cerveja Artesanal ocorre em agosto no Cristo Rei

Programação conta com shows, food trucks e diversas opções de bebidas

Dar ênfase às cervejas artesanais produzidas na região e mostrar que, sim, estas podem ser consumidas durante o frio. É com esse intuito que a Associação dos Cervejeiros Artesanais (Acerva) de Estrela planeja o 6º Festival de Inverno da Cerveja Artesanal. O evento ocorre em 13 de agosto, no Centro Comunitário Cristo Rei, e deve contar com atrações musicais, food trucks e várias cervejarias.

O festival não pôde ser feito durante o período mais crítico da pandemia. Para este ano, o presidente da Acerva, Márcio Braun, reforça que haverá protocolos e cuidados para garantir a segurança do público. “É necessário comprar ingresso para participar. São mais de 80 torneiras, com empresas que venderão as cervejas por copo.

Queremos fomentar o setor turístico, cultural e gastronômico”, explica.
A programação é informada aos poucos e iniciou pelas atrações musicais. Em seguida será divulgada as cervejarias participantes.

Setor que cresce

Conforme o gerente da Prost Bier, André Luciano Stahlhoefer, a empresa se destaca tanto em eventos comunitários e particulares, quanto em bares, supermercados e lojas especializadas de bebidas. “Percebemos o aumento de consumo de cervejas artesanais. Isso se dá ao fato do público consumidor buscar por bebidas de qualidade. Outro fator são os growler pet, que facilitam o consumo de diferentes estilos de cerveja em menores quantidades, antes disso existiam somente o consumo em barris de litragem maior ou em bares especializados em cervejas”, observa.

Segundo o gerente, eventos como o Festival de Inverno da Cerveja Artesanal contribuem para o desenvolvimento do setor. “Isso ajuda na divulgação dos diferentes estilos de cervejas produzidas em nosso Vale, assim como das cervejarias que temos por aqui”, afirma.

Retorno econômico

A secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel, aponta que o município tem um perfil em fase de construção nesta área. Para ela, a cerveja artesanal tem o conceito de ser uma bebida para degustar e, no campo econômico, é um setor que cresce no país, mas ainda representa pouco em percentual produzido.

“Precisamos transformar a cerveja artesanal em algo rentável. Temos um modelo positivo que é a Prost, instalada em Estrela. Começou pequena e hoje tem uma estrutura diferenciada. É um caminho a se trilhar e Acerva dá um grande exemplo de que pode, no associativismo, gerar retorno econômico”, frisa.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: