Jornal Nova Geração

ESTRELA

Festival reúne atletas e personalidades do vôlei nacional

Maior competição de base da modalidade teve protagonismo da Avofel, de Santa Catarina, e Trebolense, da Argentina, nas divisões principais. Em cinco dias, evento mobilizou mais de 1,3 mil jovens

Maior competição de base da modalidade teve protagonismo da Avofel, de Santa Catarina, e Trebolense, da Argentina, nas divisões principais. Em cinco dias, evento mobilizou mais de 1,3 mil jovens (Foto: Larissa Santos)

A integração desportiva e a busca pela formação de atletas foi o grande marco da 15ª edição do Festival Internacional Cidade de Estrela de Vôlei Feminino. A maior competição de base da modalidade reuniu cerca de 1,3 mil atletas de 12 a 19 anos em cinco dias de jogos, ocorridos em quatro ginásios do município.

Além das disputas, o evento proporcionou encontro de gerações e contou com presenças ilustres. Campeão olímpico nos Jogos de Barcelona de 1992, o ex-jogador Paulão fez sua estreia no festival na função de coordenador do Vôlei5, de Florianópolis (SC). “É um projeto novo, criado para formação de atletas e cidadãs”, explica, ao adiantar participação de sua equipe na próxima edição, novamente com a categoria sub-16. Ele, mostrou satisfação com a qualidade dos jogos. “O Festival é o futuro do vôlei brasileiro. O nível está muito alto, com equipes bem posicionadas e atletas com técnicas apuradas”.

Paulão, entre uma partida e outra, também atendeu aos fãs, porém não foi o único a ser tietado por atletas e apreciadores do voleibol. A lajeadense Amanda Sehn, 24, disputa a Superliga Brasileira há cinco anos e visitou o evento no qual participou anos atrás. “É gratificante poder voltar, ver que o nível continua alto. Traz uma nostalgia ao ver atletas buscando seguir uma trajetória similar à que eu tive”, comenta a levantadora formada no Colégio Martin Luther e que já teve passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira. Na temporada 2022/23, ela vai defender a equipe do Fluminense, do Rio de Janeiro.

A competição

O Festival foi disputado em três categorias, divididas nas séries ouro, prata e bronze. A Avofel, de Lajes (SC), sagrou-se a campeã geral, ao vencer as divisões principais da Mirim e sub-16 – as finais foram vencidas contra Fluminense (dois sets a zero: 25 x 21 e 26 x 24) e Tijuca (dois sets a um: 15 x 25, 27 x 25 e 18 x 14), respectivamente. A classe sub-19 foi vencida pelas argentinas do Trebolense, que venceram a série Ouro ao derrotar o Guaraciaba, de Santa Catarina, por dois sets a zero (27 x 25 e 25 x 23).

O anfitrião Martin Luther/Avates teve seu melhor desempenho na Infantil, ao conquistar o vice-campeonato da série Bronze. O Vale do Taquari também subiu ao pódio com o título da série Bronze Infanto do Ceat/Bira, de Lajeado, e a terceira colocação da série Bronze Mirim do Juventus, de Teutônia.

Próxima edição

Conforme o presidente da Avates, Rodrigo Rother, o evento foi um sucesso, mesmo com as dificuldades na preparação dos locais de jogos e alojamentos. “Tivemos dificuldade na sexta por conta da umidade, os jogos foram atrasados e as partidas mais longas que o normal, mas deu tudo certo. Após fazermos uma reunião de avaliação, decidiremos se vamos realizar uma nova edição no próximo ano”, afirma.

Avaliação positiva

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann, considera positivo a realização do evento, tanto no aspecto econômico, ao movimentar o comércio, rede hoteleira e restaurantes, quanto no social, ao vir atletas de diversos estados. “Isso faz as meninas terem contato com pessoas de várias regiões, contribui para que cresçam como cidadãs e atletas”, pontua.

Para ele, o festival tem todas as características que credenciam o município a colaborar e ser parceiro. “Não percebemos nenhum ato de indisciplina, tudo andou dento da normalidade e da forma que esperamos. Para os próximos eventos estaremos juntos novamente, pretendemos fazer eventos ainda maiores que esses”, afirma.

Campeãs

Mirim

Série Ouro
Campeão: Avofel (SC)
Vice: Fluminense (RJ)
3º lugar: Tijuca (RJ)
Série Prata
Campeão: Ajov (SC)
Vice: Círculo Militar (PR)
3º lugar: Recreio da Juventude (RS)
Série Bronze
Campeão: Pinheiros (SP)
Vice: Trebolense (Argentina)
3º lugar: Juventus (RS)

Sub-16

Série Ouro
Campeão: Avofel (SC)
Vice: Tijuca (RJ)
3º lugar: Mackenzie (MG)
Série Prata
Campeão: Mackenzie (MG)
Vice: Flamengo (RJ)
3º lugar: Recreio da Juventude (RS)
Série Bronze
Campeão: Gimnasia y Esgrima (Argentina)
Vice: Colégio Martin Luther (RS)
3º lugar: Jaraguá (SC)

Sub-19

Série Ouro
Campeão: Trebolense (Argentina)
Vice: Guaraciaba (SC)
3º lugar: Mackenzie (MG)
Série Prata
Campeão: Pinheiros (SP)
Vice: Recreio da Juventude (RS)
3º lugar: San Guillermo B (Argentina)
Série Bronze
Campeão: Ceat/Bira (RS)
Vice: El Timbó (Argentina)
3º lugar: Grajaú B (RJ)

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: