Jornal Nova Geração

Filas mais longas na próxima semana

VALE DO TAQUARI – Quem antes fazia o trajeto entre Estrela e Lajeado em cerca de 15 minutos, viu o tempo saltar para duas horas – até três em horários de pico – devido ao bloqueio de uma das pistas após o acidente de sábado (leia quadro). A situação melhorou após uma das pistas, a menos afetada, ser liberada para veículos leves na terça-feira.

Porém, na próxima semana, os motoristas podem ter que enfrentar filas ainda mais demoradas. Isso porquê a concessionária CCR, que administra a BR-386, deve iniciar os reparos na pista, permitindo a passagem de veículos pesados. “Serão feitos reparos estruturais, incluindo o reforço de um dos pilares da estrutura. Poderá haver interdição de pista, porém, sem bloqueio total do tráfego. O fluxo poderá operar em sistema de pare e siga, quando uma das faixas é bloqueada para obras, enquanto o tráfego flui pela outra, de forma alternada”, informa a assessoria de imprensa do órgão.

A outra pista, que teve danos estruturais maiores, tem prazo de seis meses para ser reformada. A CCR, diferente do município, não cogita intervenção do Exército.

Nova pista e apoio às cidades

A concessionária descarta iniciar as obras da terceira pista na BR-386, que faz parte do plano de concessão. Sobre o possível apoio aos municípios que têm estradas alternativas como rota, a CCR diz que: “as rotas foram definidas com a PRF e demais órgãos competentes, levando em consideração a capacidade de tráfego das rodovias utilizadas, como opção a ERS-130, ERS-287 e ERS-453.”

Em Estrela, a Mesa Diretora da Câmara enviou ofício à CCR solicitando auxílio nos reparos necessários nas estradas municipais que servem de alternativas. O presidente da Casa, Ernani de Castro (MDB) (foto), cita que com o grande fluxo as vias do interior sofrem. “São estradas sem estrutura para esse fluxo. Seria vital essa parceria.”

A Cacis procurou o município para tratar sobre a busca de um novo acesso, que interligue as zonas urbanas das cidades perto do Rio Taquari. O município também trabalha na articulação para construção de uma ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul, assim como uma de concreto no lugar da atual, na São José com a Boa União.

Opção pela moto

Com o afunilamento da 386, os congestionamentos viraram rotina. Para evitar as grandes filas, Karine Link e o namorado Thierry Trindade, de Estrela, resolveram trocar o carro pela moto para ir trabalhar em Lajeado. “Eu fui segunda-feira de carro e demorei horas. De moto consigo cortar o trânsito e faço o trajeto em tempo normal”, comenta Karine.

Desvios

Veículos leves: passagem permitida pela BR-386. A ponte da São José, no Boa União, deve ser bloqueada já na manhã desta sexta-feira.
Veículos pesados: pela RSC-287, RSC-453 e ERS-130. Via pela Tangará permanece bloqueada (já era proibida a passagem de veículos pesados) e não é descartada a possibilidade de bloqueio da estrada da Linha Geraldo, que poderá ficar apenas para uso dos moradores.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: