Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Filiação e muita articulação no MDB

O evento de filiação do prefeito de Estrela ao MDB já ficou marcado como um dos principais eventos políticos do ano na região. Elmar Schneider voltou de forma oficial para a antiga casa – ele possui amplo histórico dentro da sigla

O evento de filiação do prefeito de Estrela ao MDB já ficou marcado como um dos principais eventos políticos do ano na região. Elmar Schneider voltou de forma oficial para a antiga casa – ele possui amplo histórico dentro da sigla – e o ato ocorreu nas dependências do Estrela Palace Hotel, por onde desfilaram diversos nomes da política estadual, regional e municipal, além de empresários e outros agentes do desenvolvimento. Entre outras personalidades, o encontro contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do deputado federal, Alceu Moreira, e o ex-parlamentar e compositor gaúcho, José Fogaça.

Schneider demonstrou mais uma vez a sua invejável articulação política. O eterno emedebista confirma, acima de tudo, o prestígio junto aos dirigentes de diferentes escalões nas esferas federal, estadual e municipal. E tudo isso, além de beneficiar diretamente a cidade de Estrela, seja com o encaminhamento de recursos ou projetos para o município, também é combustível para ele retornar à assembleia legislativa. O gestor não comenta sobre o assunto. Afinal, o pleito geral de 2026 ainda está distante e há muito a ser feito em solo estrelense. Mas é inegável que ele já se credencia como um dos principais pré-candidatos do Vale do Taquari para uma vaga na assembleia gaúcha.

Hub devolve vida à Polar

Ainda restam alguns poucos detalhes, é bem verdade. Mas o governo de Estrela está bastante adiantado e otimista com a finalização das obras do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq). O hub ocupa um espaço do antigo complexo da cervejaria Polar, e deve receber inicialmente quatro empresas. O local vai contar com um auditório, e salas de coworking e de reuniões. E o mais interessante. A contrapartida por parte das empresas instaladas será o compartilhamento de conhecimento com outros empreendedores e estudantes, por meio de cursos de capacitação, e sempre sob o intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade. Tudo indica que a inauguração será em abril. Ou seja, o desejo de devolver vida ao complexo da Polar – algo inimaginável para alguns pessimistas do passado – já é realidade.

Prefeito pede, e o Chefe de Gabinete fica

Em Bom Retiro do Sul, o prefeito Edmilson Busatto (MDB) não aceitou pedido de exoneração do Chefe de Gabinete, Leonardo Martins. A pedido do gestor, o servidor desistiu da ideia de deixar o governo e segue firme na função pública. “Sou feliz no que faço, e dosando um pouco, ainda posso contribuir muito. Estou pronto para atender o chamado do meu amigo e prefeito, como sempre estive. Sigo a disposição da minha comunidade”, disse Leonardo. Por sua vez, Busatto agradeceu ao amigo. “Ele é uma peça importante na nossa gestão, sempre ao meu lado nos desafios, onde temos um compromisso até o fim de 2024. Com tranquilidade, ele estará comigo para cumprir está missão. Eu só aceitaria a sua saída, caso me apresentassem oferta melhor para ele, o que não é o caso no momento”, destacou o chefe do Executivo.

Gabriel X Alceu

A noite de filiação de Elmar Schneider ao MDB também proporcionou um momento peculiar para a política do Rio Grande do Sul. O evento colocou frente a frente o vice-governador, Gabriel Souza (MDB), e o deputado federal, Alceu Moreira (MDB). A dupla é natural do litoral norte gaúcho – Souza nasceu em Tramandaí, e Moreira em Osório – e foram muito bons parceiros políticos até meados de 2022. No início do ano passado, ambos viveram um verdadeiro embate no período pré-eleitoral. Moreira queria ser candidato a governador, e Souza insistiu – e ganhou – na coligação com o atual governador, Eduardo Leite (PSDB). O fato literalmente rachou o MDB em diferentes alas. No salão do Estrela Palace Hotel, um breve cumprimento ainda tímido entre eles. E nenhuma palavra ou registro fotográfico. Há quem diga que esta foi a primeira vez que eles se encontraram após os recentes desentendimentos.

Aeródromo sinalizado. E o resto?

A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) assinou contrato com a Carlão Comunicação Visual Ltda para aquisição de placas de sinalização para o Aeródromo Regional. É um investimento necessário, porém irrisório para as mais diversas necessidades daquele espaço. Desde a reabertura da área para pousos e decolagens de pequenas aeronaves, agentes públicos e privados debatem projetos, formas e valores para ampliação e pavimentação (com asfalto) da pista. E, por ora, há poucas expectativas de avanços por parte dos responsáveis. Paralelo a isso, empresários de toda a região avançam com as negociações para a construção de um aeroporto 100% privado na cidade.

Curtas da semana:

  • Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB), sancionou o projeto de lei da vereadora Tiane Cagliari (PV) que institui o Festival do Chucrute e o grupo de dança como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Estrela. E uma curiosidade. Em 2006, Schneider era deputado estadual e apresentou projeto de lei para declarar o festival um “patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul”.
  • O governo de Estrela anuncia para o início de agosto a 1ª Feira PET, que ocorrerá nas dependências do complexo portuário. O objetivo é atrair empresas e serviços de todo o Vale do Taquari.
  • Além do prefeito de Estrela, o evento desta semana organizado pelo MDB serviu para a filiação de cinco mulheres ao partido. São elas Clarice Diedrich, Aline Possamai, Graziela Fagundes, Regina Klock Mallmann e Ioná Carreno.
  • Ainda sobre a noite de terça-feira no Estrela Palace Hotel, algumas ausências chamaram a atenção. Um exemplo é Gilberto Keller, ex-prefeito de Colinas e amigo antigo de Schneider. Há quem diga que o recente ingresso de Felipe Diehl (PL) no governo estrelense teria causado algum ruído – ele assumiu a Secretaria da Fazenda. Segundo alguns articulistas e membros das esquinas democráticas do Vale do Taquari, Diehl é adversário histórico de Keller na política local.
  • Uma das poucas vozes de oposição em Estrela, o vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) está numa verdadeira “sinuca de bico”. Afinal, a presidente do diretório municipal do União Brasil é Carine Schwingel, atual Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade do governo municipal. Não por menos, ele já ficou “de lado” em um recente evento promovido pelo partido.
  • O clima anda tenso em Fazenda Vilanova. E essa realidade precisa mudar. É inadmissível que um vereador (Sérgio Cenci, do PP) necessite de aparato policial para voltar para casa após um sessão plenária, por exemplo. Da mesma forma, não é prudente naturalizar tanto assim a prisão de um ex-servidor. Acima de tudo, é preciso calma, seriedade e transparência por parte dos poderes Legislativo e, claro, Executivo.
  • Mais uma vez, e como de costume, as cidades de Colinas e Imigrante se destacam na área do turismo durante esse período de Pascoa e Semana Santa. E a consolidação dos produtos turísticos em ambas as cidades tem um segredo em comum: são ações orgânicas, que nasceram de forma espontânea, e são sempre construídas e projetadas com ampla participação comunitária.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: