Jornal Nova Geração

CRISE NA COOPERATIVA

Frigorífico de aves encerra expediente no turno da noite

Medida faz parte do plano de redução das operações anunciado pela Languiru no mês passado

Último dia de expediente noturno no frigorífico de Westfália foi sexta-feira passada (Foto: Alexandre Miorim)

O frigorífico de aves da Languiru não opera mais no turno da noite. O expediente foi encerrado nesta semana como parte do plano de redução das atividades da cooperativa. O último dia de trabalhos noturnos foi sexta-feira, 16. Com mais de 700 funcionários, a unidade deve passar de 100 mil para 60 mil abates por dia até julho.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA) de Estrela acompanha a situação. Conforme o presidente Pedro Mallmann, muitos funcionários não querem trocar de turno e devem ser demitidos. A estimativa é que cerca de 90 sejam desligados.

Na sexta-feira passada, uma sessão de mediação no Fórum do Trabalho de Estrela, conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), encaminhou convenção coletiva entre Languiru e alguns sindicatos, incluindo o STIA de Estrela. Na ocasião, houve acordo para que as verbas rescisórias das demissões fossem pagas de modo parcelado.

De acordo com o modelo consensuado, o parcelamento deve ser feito em no máximo 12 vezes, com nenhuma das parcelas inferior ao último salário líquido ou à média dos últimos 12 salários – indicado o maior valor. O documento deverá ser submetido aos associados dos sindicatos em novas assembleias.

Ainda nas condições acordadas, trabalhadores com até R$ 3 mil de multa receberão o valor em apenas uma parcela e todas as rescisões serão assistidas pelos sindicatos. Caso haja inadimplência por parte da cooperativa, a rescisão deverá ser paga de uma só vez, com 20% a mais de multa. O acordo ainda prevê a permanência dos profissionais no plano de saúde durante o parcelamento.

Assembleia no frigorífico

Em Poço das Antas, o Sindicato da Alimentação de Montenegro deve promover amanhã, 23, uma assembleia com os cerca de 600 trabalhadores do Frigorífico de Suínos. A intenção é levar à categoria a proposta da Languiru para o parcelamento dos valores de rescisão. A cooperativa definiu o dia 12 de julho para o término das operações nessa unidade.

Na reunião com o TRT na semana passada, a representação sindical solicitou a separação das tratativas para os profissionais de Poço das Antas, com o argumento do número elevado de colaboradores a serem afetados e pela natureza do setor. Uma nova sessão de mediação está marcada para o dia 30 de junho, às 14h, novamente na Justiça do Trabalho de Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: