Jornal Nova Geração

Funcionários da saúde do município reforçarão equipe do Hospital Estrela

Uma das maiores dificuldades das casas hospitalares na luta contra a pandemia Covid-19, Brasil à fora, é o desgaste dos profissionais da linha de frente da saúde diante do aumento da demanda e a necessidade de maior dedicação/horas; ou mesmo a já verificada ausência de material humano. Não é diferente no Vale do Taquari. Atenta às solicitações da direção do Hospital Estrela, registrada em reuniões com o prefeito Elmar Schneider, o Poder Executivo local, através da Secretaria de Saúde, irá reforçar temporariamente a equipe de atendimento da casa hospitalar ao ceder funcionários do quadro de alguns setores municipais. O prazo inicial deve se estender até 15 de março, mas poderá ser prorrogado.

Para tanto, a pasta da Saúde de Estrela irá fechar, também temporariamente, o atendimento de algumas áreas municipais que, até pelas restrições impostas pelo decreto estadual e também receio da população, tiveram seu movimento reduzido. É o caso das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Imigrantes, Indústrias e Moinhos. “Todos os profissionais de enfermagem e técnicos em enfermagem destas unidades estão convocados a, já a partir desta terça-feira pela manhã, a iniciarem os trabalhos no hospital, e auxiliarem no que for preciso no suporte e conforto dos pacientes internados”, destaca Celso Kaplan, o “Lelo”, secretário da Saúde. Os demais funcionários destas unidades, como serventes e recepcionistas, psicólogos, nutricionistas e médicos serão deslocados para atendimentos nos Postos de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), assim como os dentistas reforçarão a coleta do exame PCR na Central Covid de Estrela, no Bairro Boa União.

Para Kaplan, trata-se de um momento de união. “Analisando os números, os casos de gravidade e o atual contexto decidimos, em conjunto, reforçar o corpo técnico do hospital com o objetivo, acima de tudo, de salvar vidas.” Segundo o gerente administrativo do hospital, Johnnie Locatelli, trata-se de um fundamental reforço. “Precisamos muito redobrar as forças, aumentar nossa equipe de trabalho, e a louvável iniciativa do Governo Municipal através da oferta destes profissionais vem a colaborar muito neste sentido, já que dobramos nos últimos dias os números de leitos de internação e precisamos intensificar os cuidados às vítimas do Covid.” A gerente assistencial da casa hospitalar, Graciela Scherer, atesta. “Em nome da nossa equipe de enfermagem agradecemos desde já a esse gesto que vem trazer acalento aos que estão hoje aqui no hospital diariamente numa batalha, e esse auxílio será muito importante no salvar vidas já que estes pacientes têm um grau de dependência maior e necessitam de cuidados redobrados por parte de todos.”

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: