Jornal Nova Geração

DESENVOLVIMENTO DO RS

Governador palestra em Estrela e assina convênio na saúde

Eduardo Leite é o palestrante de hoje na reunião-almoço da Câmara da Indústria, Comércio e Serviço (Cacis) de Estrela

Governador assina convênio no Hospital Estrela, às 10h30min e depois palestra em reunião-almoço da Cacis (Foto: Arquivo A Hora)

O governador Eduardo Leite é o palestrante de hoje na reunião-almoço da Câmara da Indústria, Comércio e Serviço (Cacis) de Estrela. A programação começa às 11h30min, no Estrela Palace Hotel. A temática do evento são as prioridades para acelerar o desenvolvimento do RS.

Antes disso, o chefe do Piratini visita o hospital da cidade. Na agenda, está prevista a assinatura do convênio de regionalização do atendimento em traumato-ortopedia. Além das atividades oficiais, líderes da região tentam uma mudança no protocolo do Estado. A ideia é encaixar uma reunião a portas fechadas com o governador.

Em cima disso, tratar de assuntos sensíveis ao Vale do Taquari, com destaque para o programa de concessão das rodovias estaduais e também medidas de apoio ao setor da proteína animal, tendo em vista as dificuldades frente ao aumento de custos e queda na demanda interna.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da região (Codevat), Luciano Moresco, destaca o esforço regional em ajudar na construção do plano dos pedágios. “Fizemos um grupo de trabalho com representantes tanto do setor público quando do empresarial. Queremos um encontro direto com o governador para termos momentos de diálogo sobre esse projeto.”

O presidente da Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT), Ivandro Rosa, reforça a necessidade dessa proximidade. Para ele, é necessário haver mais acesso sobre quais medidas estão em curso e que tipo de soluções efetivas podem ser adotadas à substituição da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Pela programação da visita do governador Eduardo Leite foi feita pela equipe do palácio. O temor de líderes locais é que não haja um momento dedicado para a conversa direto com o Executivo gaúcho.

Traumato em Estrela e Encantado

A assinatura do convênio à regionalização em traumato e ortopedia ocorre às 10h30min no Hospital Estrela. Reivindicação histórica do Vale, as casas de saúde tornam-se referências regionais para o atendimento especializado.

Em Estrela, serão feitos atendimentos de alta complexidade, enquanto Encantado terá um ambulatório referência em média. Pela reorganização do atendimento, os hospitais serão responsáveis por pacientes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Ao todo são 37 municípios que terão prioridade.

Pelo relatório elaborado pelas secretarias municipais de Saúde e pela própria 16ª CRS em abril deste ano, mais de 2 mil pacientes aguardam por consultas de traumato ou ortopedia. A estimativa é que dentro de dois a três meses seja possível atender essa demanda reprimida.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: