Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo aciona novamente a RGE e cobra mais agilidade no atendimento

Concessionária diz que a maioria das situações fogem ao controle da empresa

Temporal provocou queda de postes, que ficaram suspensos sobre a fiação. Foto: Divulgação

A Administração Municipal notificou a RGE em função do temporal de domingo, dia 2. Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também foi notificada, pela demora no restabelecimento. Segundo a concessionária, a maior parte dos incidentes fogem ao controle da distribuidora.

O governo, porém, considera que o vento não foi tão forte para tantos estragos. “Atribuímos os estragos à falta de manutenção, por parte da empresa. Se houvesse reparos constantes, possivelmente teríamos muito menos danos e pessoas não ficariam até 60 horas sem abastecimento”, considerou o procurador do Município, Rodolfo Agostini.

A partir da notificação, ainda na noite de segunda-feira, dia 3, e já na madrugada seguinte, as equipes iniciaram os reparos na rede, e em alguns pontos a energia elétrica estava sendo estabelecida. As áreas mais afetadas foram as linhas São Luís e São João, onde pelo menos 55 famílias ficaram sem energia elétrica.

Conforme a assessoria de imprensa da RGE, a falta de luz deu-se, principalmente, pela queda de galhos e árvores sobre os fios e outros equipamentos. Durante o temporal, 1.006 clientes ficaram sem energia elétrica. Desse total, 983 foram devido a ocorrências oriundas de situações que fogem ao controle da distribuidora, como o vento e a vegetação.

A nota cita ainda, que, com a mobilização da empresa e trabalho das equipes, 60% dos clientes tiveram o fornecimento restabelecido em até 4 horas e 91% no período de até 12 horas. No decorrer de 2021 a RGE, em parceria com os municípios da região, realizou diversas ações conjuntas de manejo de vegetação.

Ação anterior

Em junho do ano passado, a Administração Municipal já havia ingressado com uma ação civil pública contra a concessionária. Na ocasião, moradores de diferentes localidades chegaram a ficar cinco dias sem abastecimento de energia elétrica.
O Judiciário deferiu uma liminar, obrigando a RGE a restabelecer a energia, sob pena de uma multa diária de R$ 15 mil. “Isso só comprova que não são fatos isolados. Na época, enviamos notificação para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que fiscalize o serviço da concessionária.”

A partir da notificação, a RGE trocou postes e tomou providências. “Mas, precisamos avançar. Percebemos que a dificuldade da empresa é fazer os reparos necessários. Trocou postes de madeira, mais antigos, mas é preciso que a empresa faça o que tem de ser feito, para que os munícipes, em nenhuma hipótese, fiquem desassistidos”

Sobre o episódio de junho, Agostini acredita que ainda no começo de 2022, o Judiciário dará prosseguimento ao processo de junho de 2021.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: