Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Governo amplia atendimento básico de saúde ao interior

Localidades de Faxinal João da Costa e Pinhal têm consultas retomadas nas unidades de saúde após suspensão. Comunidades de Cupido Nova Real e Faxinal João da Costa integram novo itinerário

Atendimento no Faxinal do Silva Jorge foi iniciado ainda em fevereiro (Foto: Karine Pinheiro)

Os moradores da área rural passam a receber atendimentos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no interior. As comunidades do Pinhal e Faxinal do Silva Jorge contavam com acompanhamento até 2020. No entanto, as consultas foram suspensas devido à pandemia. Além da retomada nestes locais, a administração municipal amplia o serviço às localidades de Cupido Nova Real e Faxinal João da Costa.

O atendimento no Faxinal do Silva Jorge foi iniciado ainda em fevereiro, devido ao posto de saúde instalado na comunidade contar com espaço adequado para recebimento dos pacientes. Além do Pinhal que também possui unidade de saúde, no Faxinal João da Costa uma sala de aula da escola Alberto Pasqualini recebe melhorias, e no Cupido o salão da comunidade é preparado para receber os moradores.

Com o objetivo de garantir o serviço básico à população do interior, o secretário Rodrigo Rodrigues explica que os profissionais da saúde se deslocam por meio do um “consultório móvel”, veículo da saúde designado para a iniciativa. Até o momento, as comunidades têm consultas com clínico no geral. No entanto, após contratações, a equipe deve ser formada por pediatra, dentista, psicólogo, entre outras especialidades.

“Estamos na fase de contratações. Serão mais de 20 profissionais e desta forma teremos equipe para atender de forma plena todas as comunidades. Então a equipe vai durante o dia na localidade, faz os atendimentos e volta para as funções na UBS de origem. Fazer saúde pública é garantir que todos tenham acesso aos atendimentos”, aponta Rodrigues.

De acordo com o secretário, parte dos moradores da área rural não possuem meios de transporte para comparecer às unidades na área urbana. Ele ainda ressalta que garantir os serviços no interior pode impedir o desenvolvimento de doenças em moradores e, consequentemente, elevar a qualidade da saúde no município.

A ampliação dos serviços no interior garante consultas e outros procedimentos a mais de 1,5 mil pessoas residentes nas quatro localidades. Para o gestor da pasta, além de garantir acompanhamento básico aos moradores, a expansão é uma forma de expandir os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos no Pinhal devem iniciar neste mês. Nas demais localidades, assim que os espaços estiverem adequados para receber os pacientes.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: