Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo apresenta projetos turísticos e gastronômicos a empreendedores

Oportunidades de negócios foram detalhadas durante Café Empresarial promovido pela Cacis na manhã dessa terça-feira, 28. Entre os investimentos, criação de área gourmet no Complexo da Polar e restauração do espaço da Cascata Santa Rita

Governo reforçou a importância de viabilizar as propostas aos empreendedores (Foto: Karine Pinheiro)

Um plano de negócios na área turística de Estrela foi apresentado pelo governo na manhã dessa terça-feira, 28, durante o primeiro Café Empresarial do ano promovido pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis). As propostas, elaboradas em parceria com o Sebrae, detalham os indicadores de viabilidade de cada oportunidade.

Além de fortalecer o turismo, planos para desenvolver o potencial gastronômico no município foram apresentados. A instalação de restaurantes em locais como o Parque da Lagoa e a Escadaria, com contemplação para o Rio Taquari, bem como a criação da “Área Gourmet da Polar” devem impulsionar o segmento. A palestra foi voltada a possíveis investidores.

Com informações como investimento, receita total, custo fixo, lucro líquido e prazo de retorno, foram destacadas as instalações de cafeteria e livraria, hamburgueria, restaurante japonês, sorveteria, restaurante a quilo e também panorâmico, além de sorveteria no espaço que hoje é conhecido como “garajão” no Complexo da Polar. A abertura de coworking, espaço de trabalho compartilhado, e o “Bar Polar” também compõem o projeto.

Já a proposta de restauração da Cascata Santa Rita permite modelos de negócios mais amplos, destaca a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel. Segundo ela, o potencial do local se dá pela possibilidade da construção de hospedagem, restaurante, bar e espaço para locação.

“Estamos colocando à disposição da iniciativa privada um ponto turístico que recebe muitas pessoas. A readequação da estrutura permite que mais pessoas tenham acesso. Apresentamos projetos que só ocorrerão com parceria público-privadas. Essas iniciativas complementam nossos investimentos, como pavimentação próximo a cascata”, explica.

Investimentos municipais

Além das propostas de negócios aos empresários, o governo apresentou iniciativas para fortalecer os investimentos públicos. A construção de um novo pórtico na Transantarita, que está em processo de municipalização, com pista de caminhada e ciclovia e a pavimentação até a Cascata Santa Rita são planos da administração municipal.

Outro ponto destacado pelo Executivo foi a possibilidade de pavimentação e construção de ciclovia na Estrada Bom Retiro, que liga Parque da Lagoa até a ERS-129, em Arroio do Ouro. O projeto tem o objetivo de destacar as oportunidades junto ao Rio Taquari.
Feira dos Vales

Segundo o prefeito Elmar Schneider, 15 hectares da área do Porto de Estrela serão destinados para montagem de um Parque de Eventos. Além de sediar a Estrela Multifeira e feiras de municípios vizinhos, o chefe do Executivo aposta na possibilidade de criar uma “feira dos Vales”.

Segundo o prefeito, o espaço na área portuária pode colaborar com o desenvolvimento da região, assim como a utilização dos modais viários. “Vamos ter um grande espaço disponível. Nem todos os municípios têm um local desses para sediar esses eventos. O parque deve ser aproveitado por toda a região dos Vales”, conclui.

Investimentos Privados:

  • Restauração da Cascata Santa Rita
  • Restaurante na Escadaria
  • Área Gourmet da Polar
  • Bar Polar
  • Cafeteria e livraria
  • Hamburgueria
  • Restaurante japonês
  • Restaurante de comida a quilo
  • Buffet de sorvete
  • Coworking

Investimentos Públicos:

  • Restauração da orla do Rio Taquari
  • Trilha ecológica entre Escadaria e Parque da Lagoa
  • Novo pórtico na Transantarita
  • Praça Caminhos do Vale
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: