Jornal Nova Geração

RISCO DE ENCHENTE

Governo de Estrela cria força-tarefa para atender comunidade durante cheia

Com a subida do nível do Rio Taquari ao longo da terça-feira, 3, medidas foram adotadas para minimizar os impactos

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública, reuniu todas as secretarias municipais para criar uma força-tarefa com o objetivo de atender a comunidade durante o período de cheia. Desde as primeiras horas da manhã de terça-feira, 3, as equipes do município percorrem os principais pontos onde são registrados os primeiros alagamentos causados pela cheia do Rio Taquari.

Segundo o secretário municipal de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, as equipes estão desde a madrugada nas ruas, monitorando as cotas e contando com o apoio de várias secretarias, setores e servidores. “Estamos com toda a logística preparada para dar início ao processo de remoção”, diz o secretário.

O espaço utilizado para abrigar as famílias, caso seja necessária remoção, será o Ginásio Municipal Ito José Snel, localizado no Bairro Oriental. “Já foi feita a reserva de caminhões com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, na qual a equipe também está mobilizada para atuar na retirada emergencial”, complementa o secretário.

Durante toda a madrugada de quarta-feira e enquanto ocorrer a subida do Rio Taquari, as equipes do município seguirão na retaguarda, acompanhando esta movimentação. “No caso de uma emergência, os moradores de áreas vulneráveis à cheia estão orientados e com os contatos da Defesa Civil para solicitarem a ajuda. De acordo com a subida da cota, também já temos o mapa de prioridade de retirada das famílias. O importante é que estamos preparados e mobilizados para realizar um atendimento da melhor forma, reduzindo o sofrimento das famílias”, pontua Pereira da Silva.

Ruas e estradas interditadas

Sete ruas e estradas precisaram ser interditadas: Rua João José Schonarth; Albino Francisco Horn; Estrada Boa Vista; Ponte Tangara – que liga a Estrada da Boa Vista com a Rua Nicolau T. Hoss, na localidade de Novo Paraíso – e Rua Mathias Petter Sobrinho. A Rua João Lino Braun, que liga o Bairro Boa União à localidade São José, na “Ponte de Ferro”, foi uma das últimas. O Parque Municipal da Lagoa também foi interditado para visitação, uma vez que o nível do Rio Taquari subiu, cobrindo a rampa de acesso aos veículos náuticos. A estrada municipal Antonio Barth, que passa nos fundos do Parque Princesa do Vale, ligando o Centro de Estrela à localidade de Arroio do Ouro, foi a última a precisar ser fechada.

Criação do abrigo

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana limparam o Ginásio Municipal Ito João Snel, no Bairro Oriental, preparando o espaço para receber os desabrigados e desalojados, caso seja necessária a remoção.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: