Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo de Estrela inaugura parada inteligente neste sábado

Moderno ponto de ônibus contará com ar-condicionado, internet, bebedouro, tomadas, acessibilidade, entre outras adaptações. Projeto faz parte do plano de modernização e acessibilidade, e entrega o primeiro de três pontos programados na fase inicial

Projeto demorou cerca de dois meses para ser executado. Crédito: Divulgação

Os usuários do transporte público no município receberão o primeiro abrigo de ônibus feito pelo projeto Parada Inteligente. A entrega do primeiro ponto, na rua Bruno Schwertner, junto ao Centro Cultural Celso Brönstrup, ocorre neste sábado, 17, às 10h. Outras duas paradas no mesmo estilo são projetadas para instalação nos próximos meses.

A mudança nos pontos de ônibus faz parte do Plano de Modernização e Acessibilidade desenvolvido pelo governo em março do ano passado. A ideia inicial era disponibilizar as novas paradas ainda no ano passado, mas devido à retirada da prioridade do projeto, houveram mudanças nos planos do setor responsável.

Com a definição para instalar uma parada no início do projeto, o foco foi escolher um local com maior demanda e que oferecesse menor estrutura. Deste modo, foi escolhido o ponto junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Praça Henrique Roolart. O novo dispositivo foi construído poucos metros distante da antiga parada.

A Metal Eletro Pó, de Frederico Westphalen, venceu a licitação e iniciou as atividades em abril, após o término da preparação do local pela equipe do município. Pouco mais de dois meses depois, o ponto será entregue aos usuários. O custo foi de R$ 82,2 mil, cerca de R$ 17 mil a menos que o orçamento inicial. Linhas municipais e que vão a Lajeado, Bom Retiro do Sul, Colinas e Imigrante passam pelo ponto.

Após a inauguração, a parada servirá de base para estudos e retornos, nos primeiros meses de uso, para a instalação em outros dois pontos previstos na fase inicial, que devem ser junto ao Hospital Estrela e na rua Coronel Müssnich. “Vamos ver como será o uso, a demanda, e se regras básicas e de bom uso do espaço serão respeitadas”, diz Frederico Diehl, diretor do Departamento de Trânsito, área que gerenciou o projeto.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: