Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Governo de Estrela projeta uma “Escola de Laticinistas”

É um modelo inspirador, que pode muito bem ser replicado no Vale do Taquari

O complexo da antiga Cervejaria Polar pode virar sede da primeira “Escola de Laticinistas” do Estado. Hoje existe apenas um modelo semelhante no Brasil, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), localizado em Juiz de Fora (MG), e criado em 1935 (foto). A proposta do governo de Estrela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, é fortalecer ainda mais o polo leiteiro regional. Para tal, a ideia é unir esforços com a Universidade do Vale do Taquari – por meio do Laboratório de Qualidade do Leite – e a Coordenaria Regional de Educação (CRE), além de outras entidades e administrações municipais da região.

Em síntese, o espaço de estudos e pesquisas já existente em Minas Gerais auxilia no crescimento da indústria brasileira de laticínios, com o desenvolvimento e a difusão de tecnologias, capacitação de pessoal para a indústria e atividades correlatas e formação de técnicos. Desde a fundação, o ILCT já formou profissionais para cargos diversos, como professores, inspetores, gerentes técnicos de cooperativas e indústrias lácteas, administradores de fábricas, proprietários de indústrias e diretores de grandes empresas no ramo de laticínios e equipamentos industriais. O instituto possui reconhecimento, imagem e conceito elevados junto à comunidade técnico-científica e o setor laticinista do Brasil, e, também, junto à comunidade internacional.

A estrutura em solo mineiro possui uma ampla estrutura para atender aos alunos e profissionais. Além de salas de aula e auditórios, o espaço conta com laboratórios de informática; Microbiologia de Leite e Derivados; Química e Análise Físico-química; de Análise Sensorial; e Controle de Qualidade. O ILCT também conta com diversos setores da chamada “fábrica-escola”. Entre esses, destaques para o Setor de Produção de Queijos; de Embalagem e Maturação de Queijos; de Produtos de Doce de Leite e Requeijão; de Sorvetes, iogurtes e bebidas lácteas; de Produção de manteiga; e de Recepção de leite cru refrigerado. É um modelo inspirardor, que pode muito bem ser replicado no Vale do Taquari.


Operação em Fazenda Vilanova

Sérgio Cenci (PP) é vereador – e filho do ex-prefeito José Cenci – de Fazenda Vilanova. E ele é um dos parlamentares mais incisivos entre os opositores do atual gestor, Amarildo da Silva (PDT). Nessa semana, Cenci utilizou o espaço no plenário da câmara para cobrar explicações sobre a prisão de um ex-servidor no âmbito da Operação “Lábia de Algodão”. “Usando carro do prefeito para fazer o que estavam fazendo, o mínimo que se exige é que o prefeito tenha coragem de dar uma explicação. E se não tem coragem, não merece o cargo”, esbravejou. A cobrança é forte. Mas diante de uma investigação policial, e neste primeiro momento, é compreensível que as pessoas mais próximas ao suspeito se manifestem apenas às autoridades. Em tempo, o servidor foi exonerado.


Hub de inovação na Polar

A câmara de vereadores de Estrela aprovou o projeto de lei para implantação do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação junto ao histórico complexo da Cervejaria Polar, às margens do Rio Taquari. A novidade deve entrar em funcionamento em abril, com ao menos cinco empresas do ramo de inovação. Mas o governo estrelense quer ampliar o leque de oportunidades para os novos empreendedores. Para isso, a Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, busca recursos para potencializar ainda mais o hub. Nesta semana, por exemplo, ela viajou a Brasília para angariar apoio parlamentar à proposta. Em síntese, e respeitando as devidas proporções, o modelo segue o conceito do Instituto Caldeira, de Porto Alegre.


Eleições 2024

A eleição municipal de 2020 foi diversificada em Estrela. Eram sete candidatos e o eleitor teve dificuldades para entender quem era situação ou oposição. Passado o período eleitoral, a maioria dos postulantes – e muitos de seus defensores – ingressou no governo municipal, dentro de uma grande coalizão liderada pelo prefeito eleito, Elmar Schneider. E, enquanto os aliados do chefe do Executivo avaliam o futuro, outros agentes políticos já iniciam a caminhada para o pleito de 2024. É o caso de Renato Horn, o popular “Bonitinho”, que nesta semana se filiou ao PSB e já colocou o nome à disposição para concorrer à prefeitura. Servidor público aposentado, ele também é ex-vereador e ex-secretário municipal na cidade. Na foto, ele está entre o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o coordenador regional da sigla, Fernando Fernandes.


Valores a Teutônia

O governo de Teutônia reverteu uma incômoda situação criada em decorrência de crime cometido contra a administração pública, o qual está em processo de investigação junto aos órgãos competentes. Nessa quarta-feira, dia 29, foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria que reintegra 96 matrículas de alunos que haviam sido excluídas, de forma criminosa, do sistema do Programa de Apoio a Novas Turmas de Educação Infantil. Esta portaria representa o repasse extra de R$ 202 mil aos cofres públicos, por meio de recursos complementares. A reversão ocorreu após viagem de uma comitiva teutoniense a Brasília, no início do mês. Por lá, eles se encontraram com a Coordenadora Geral da Educação Infantil SEB/MEC, Rita Coelho, e o equivoco foi verificado.


CURTAS DA SEMANA

  • Secretários de Saúde dos municípios que pertencem à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) se reuniram nessa quinta-feira e, entre os principais debates, a reivindicação pela referência em traumato-ortopedia no Hospital de Estrela. Sobre isso, a ideia é apresentar um dossiê para a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, com a lista de espera dos pacientes da região. O encontro com ela deve ocorrer no dia 27 de abril.
  • Entre os prefeitos que participaram da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Elmar Schneider, de Estrela, e Edmilson Busatto, de Bom Retiro do Sul. Por lá, defenderam diversas pautas regionais e locais. E sempre muito bem alinhados. Afinal, e a partir da próxima terça-feira – quando Schneider assina a filiação ao MDB –, ambos serão oficialmente colegas de partido.
  • Além deles, o prefeito de Colinas, Sandro Hermann (PP), também participou do encontro de gestores municipais na capital federal.
  • O governo de Imigrante anunciou a instalação de uma nova torre de celular na localidade de Daltro Filho. A informação foi repassada em primeira mão durante a participação do prefeito no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora. Segundo German Stefens, a conclusão deve ocorrer em até 90 dias. Recentemente, o município voltou a sofrer com oscilações de algumas operadoras.
  • A câmara de Teutônia aprovou o projeto do Executivo que institui o Refis 2023, que permitirá descontos de 100% em juros e multas para pagamento à vista do débito e 70% e 50% para pagamento parcelado por parte dos contribuintes endividados com o poder público. Em 2021, o mesmo programa recuperou cerca de R$ 2,5 milhões aos cofres do município.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: