Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo de Estrela retira prioridade e paradas de ônibus inteligentes ficam para dezembro

Objetivo da administração era inaugurar o primeiro dos novos pontos de ônibus em agosto. Edital para construção do primeiro ponto deve ser publicado até o fim do mês e o início da obra está previsto para outubro

Primeiro local a receber as paradas inteligentes será o ponto em frente à OAB, na Rua Bruno Schwertner. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

A ideia do município de oferecer abrigos de ônibus com melhor estrutura, projetada para agosto, ficará para o final do ano.

A construção de três paradas inteligentes, anunciada pelo governo, não avançou para a fase da publicação do edital, onde seriam definidos os termos para a obra e o valor investido. A elaboração do documento deve ser finalizada neste mês.

As tratativas para elaborar a licitação iniciaram ainda em abril. O secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, conduz o processo junto com o setor de Licitações e Contratos.

Ele tinha a expectativa de entregar as novas paradas para verificar a aceitação pelos usuários e expandir a oferta para outros bairros.

Com a projeção otimista frustrada, as possibilidades mais realistas para implementação da primeira parada ficam para o final do ano – prazo estimado inicialmente para a entrega de todos os pontos. De acordo com o setor de Licitações do município, a administração tirou a prioridade sobre o projeto, o que travou a sequência dos trâmites.

A partir da publicação do edital, que está programada para o fim de agosto, o governo acredita que a obra inicie em menos de dois meses – a data indicada para o início da construção da parada é 20 de outubro.

Conforme a licitação, será construído apenas um dos pontos previstos. Os orçamentos considerados na abertura do processo serão refeitos. Neles, o custo para a implementação da parada inteligente chegava próximo aos R$ 120 mil.

Paradas serão no Centro

A primeira parada será instalada na rua Bruno Schwertner, próximo à Feira do Produtor Rural e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com base nas informações divulgadas pelo município e pela Trevosul, empresa responsável pelo transporte coletivo em Estrela, o ponto é um dos mais procurados pelos usuários.

As outras duas ficarão na rua Coronel Müssnich. Uma delas será nas imediações do Hospital Estrela, local onde também é verificado um grande fluxo de passageiros. A terceira deverá ser na mesma via, no entanto o governo não confirma qual ponto será substituído, nem em que momento as duas obras ocorrerão.

Os novos espaços tem configuração definida. A área fechada terá seis metros de comprimento, por três metros de largura. Em cada ponto serão instalados três bancos, ar condicionado, bebedouro e tomadas para carregadores de celular.

Interesse acadêmico

O tema chamou a atenção de um grupo de alunos do curso de Direito da Univates, que trabalhou na criação de um projeto de lei focado no transporte público e mobilidade em Estrela.

Os alunos se reuniram em junho com o secretário de Administração e incluíram a ideia das paradas inteligentes em um planejamento urbanístico amplo, para a disciplina de Direito Constitucional.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: