Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo estima R$ 8 milhões em nova ponte

Edital foi lançado nesta semana e a empresa responsável pela obra de nova estrutura na Linha São José será conhecida no fim de março

Passagem atual tem quase sete décadas de uso e permite apenas a passagem de veículos leves (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A construção da nova ponte que liga o bairro Boa União à Linha São José teve edital publicado nessa quarta-feira, 22. Os pedidos por melhorias na estrutura de quase sete décadas ocorrem há pelo menos 10 anos.

A abertura das propostas será no dia 29 de março. Depois disso ocorrem a homologação da empresa vencedora, a assinatura do contrato e a emissão da ordem de início dos serviços. Ainda não há projeção para o término da obra, orçada em R$ 8 milhões.

Um dos principais benefícios será proporcionar a passagem de veículos pesados. Hoje, só podem passar pela ponte automóveis com no máximo 2,5 toneladas, altura de 2,5 metros e largura de 3,5 metros – apenas um por vez. Construída em 1955, a travessia tem estrutura de ferro e madeira. Por outro lado, a nova ponte será feita em concreto.

O prefeito Elmar Schneider reforça a importância da obra para o município e a região. “Essa será a maior obra de infraestrutura dos últimos anos em Estrela. Uma ligação da BR-386 diretamente com o maior bairro de Estrela, o Boa União, bem como a ligação com a RS-129, fazendo com que Colinas, Imigrante e Roca Sales tenham fluxo direto conosco.”

A passagem é considerada estratégica para o crescimento das localidades ligadas por ela. “É mais uma oportunidade de desenvolvimento para Estrela e auxiliará também no desafogamento do trânsito daquela região”, acrescenta o gestor.

Ao mesmo tempo seguem as intervenções na BR-386, nas proximidades do acesso à ERS-129. No local será feito um novo trevo, com o intuito de facilitar o tráfego e proporcionar um novo acesso a Estrela, além de reduzir o trânsito na entrada pela RSC-453 (Rota do Sol).

Projeto pronto

As especificações foram definidas pelo município, que indicou a necessidade de constar passagem para pedestres e ciclovia na estrutura. Serão duas faixas com largura de 3,5 metros, com uma barreira rígida para proteção dos automóveis, pista específica para ciclistas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: