Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo estuda evento e obras para o Esporte

Consultoria analisa formas de captar recursos para sediar Festival de Verão. Obras em campo de futebol e pista de bicicross também estão nos planos

Projeto visa explorar estrutura do Parque Princesa do Vale como sede de evento multiesportivo de verão (Foto: Ed Moreira)

Projetos de obras para ampliar a prática esportiva e um evento com diversas modalidades estão em análise pela secretaria de Turismo, Cultura e Lazer (Setcel) e de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). As ideias contemplam Festival de Verão, reforma de campo de futebol e pista de bicicross.

As demandas foram levantadas como possibilidades pelo consultor da Setcel, Fredi Rodrigues Camargo. Em entrevista para a Rádio A Hora, ele explicou a missão de “buscar e viabilizar formas de financiamento extra poder público local” para desenvolver atividades e obras nas áreas atendidas pela pasta. As ideias, entretanto, ainda estão em estágio inicial, de formalização e traçar estratégias para identificar “mecanismos de leis de incentivos ou editais do Estado e União”.

Camargo admite tentativa de cadastro, via Pró-esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), da proposta parar reformar o campo do Estrela Futebol Clube. Nesta semana, porém, recebeu “sinalização” negativa da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) do Rio Grande do Sul. “Devido ao local do campo, não temos como cadastrar o projeto”, comunica, sem abdicar do projeto de reformulação do local. “Estamos estudando, junto à Sedis, alternativas para captação de recursos”.

Desta forma, a promoção de um evento para o princípio de 2023 surge como a iniciativa mais próxima de se concretizar. “O pessoal do esporte está trabalhando na concepção de um evento multiesportivo para o verão do ano que vem”, adianta Camargo. O Festival de Verão almeja reunir atletas de diversas modalidades e cidades no Parque Princesa do Vale, no Centro de Estrela. “A equipe da Setcel está finalizando regulamentos e modos de operação dos torneios”.

Às duas iniciativas, somam-se os projetos de estruturação de locais para outras modalidades esportivas. “Temos um projeto de para a pista de bicicross no Parcão, proposto junto à Associação Estrelense de Bicicross”, revela, ao também citar um espaço para patinação como sugestão de projeto. “Estamos em frentes esportivas para o primeiro semestre do ano que vem. Estudando as demandas com muitas pessoas envolvidas”, salienta.

Viabilidade

Conforme o consultor, o projeto de reforma do campo do Estrela Futebol de Clube não será possível cadastramento pelo Pró-Esporte, pois o período de cadastro expira nesse mês. A busca de captação de recursos persiste, mas o período eleitoral surge como empecilho. “Nem é prazo (os entraves), é viabilidade. Agora é um período complicado de captar qualquer coisa”, frisa. A estratégia, portanto, é esperar passar as Eleições para “buscar recursos de emenda”, pois, segundo ele, “outros municípios, em áreas iguais, conseguiram verbas”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: