Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo implementa projeto com foco na sustentabilidade e meio ambiente

O Plano de Modernização e Acessibilidade prevê o plano de saneamento, cachorródromo e paradas de ônibus inteligentes, entre outras iniciativas

Uma cidade planejada traz mais qualidade de vida aos moradores. Com base nesse conceito que Estrela avança na elaboração do Plano de Modernização e Acessibilidade. O projeto prevê diversas ações nas áreas de meio ambiente e infraestrutura.

Conforme a coordenadora do Meio Ambiente, Tanara Schmidt, o primeiro projeto do departamento trabalha o saneamento básico em quatro eixos: o esgotamento sanitário, resíduos sólidos, abastecimento de água e drenagem urbana. A ideia é atualizar o plano, elaborado em 2012 e que deveria ser renovado a cada quatro anos e não foi, para conseguir recursos futuros e melhorar a saúde pública.

“Fizemos uma vistoria em todos os poços e observamos os pontos positivos e negativos, além dos reservatórios de água para saber se estão em boas condições. Fizemos o processo de análise das principais deficiências que devemos resolver nos esgotos também. Junto com a sala verde pintamos bocas de lobo e bueiros com a frase ‘o rio começa aqui’ para conscientizar e sensibilizar a população em não jogar lixo na rua”, detalha.

O Plano de Saneamento Básico, que é uma exigência legal, projetará ações e investimentos para os próximos 20 anos. Em até 180 dias o trabalho deverá ser concluído e apresentado em Audiência Pública na Câmara de Vereadores, para depois ser votado. O trabalho será desenvolvido pela empresa Lógica Assessoria Ambiental Inteligente.

Resíduos sólidos

Outra ação será a instalação de lixeiras para coleta e separação de resíduos na área central do município. Em algumas áreas residenciais, haverá contêineres fechados. Também terá a instalação de ecopontos, com lixeiras de diferentes tipos de resíduos. Os bairros Imigrantes, Indústrias e Marmitt receberão os primeiros ecopontos, onde ocorrerá também um projeto-piloto para o teste do sistema. A implementação está em fase de licitação.

“A ideia é padronizar as lixeiras no município e trabalhar a educação ambiental, ao visitar os bairros e conscientizar sobre separar o reciclável, rejeito e orgânicos Nosso aterro sanitário hoje tem uma vida útil de 7 anos, o que consideramos pouco. O Novo Código de Postura que elaboramos traz a responsabilidade para o munícipe também, pois ele é responsável por este resíduo”, explica Tanara.

Comunidade precisa ajudar

A empreendedora e ativista do meio ambiente, Aline Hedlund Bandeira, é natural de Santa Maria e há mais de 15 anos mora em Estrela. Segundo ela, antes a cidade era “limpa e organizada”, mas nos últimos anos, por falta de engajamento da população, as coisas mudaram. “Criar ecoponto é fácil, qualquer um pode ter hoje em dia, o difícil é conscientizar. As pessoas reclamam do lixo, porém não querem resolver o problema. Corre o grande risco também de ser mal utilizado, pois alguns acham que gestão de resíduo não é significante”, afirma.

Para a ativista, as ações tomadas são válidas, não sanarão todo os problemas, mas pelo menos será dado os primeiros passos. “Estrela poderia ser um grande exemplo de cidade sustentável se a comunidade entendesse que não depende só do poder público, pois cada um deve e precisa ter atitude cidadã. É preciso ser responsável até porque é nosso dinheiro que paga essa conta”, ressalta.

Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, 25.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: