Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Governo oferece auxílio para alunos que estudam fora do município

Cerca de 50 estudantes dos ensinos superior, técnico e médio recebem o auxílio mensal. Cadastro deve ser feito na prefeitura

Com o objetivo de incentivar a continuidade dos estudos, os alunos dos ensinos superior, técnico e médio que residem em Imigrante podem ter até 100% dos gastos com transportes para outras cidades custeados pela administração municipal. Para receber o auxílio mensal, os alunos ou responsáveis devem fazer o cadastro na prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Carlos Lutterbeck, cerca de 50 alunos recebem o benefício. Entre os principais destinos estão Lajeado, Teutônia e Westfália.

Uma parceria com a Associação Imigrantense dos Estudantes de Lajeado (Aiel) permite que o Executivo pague 100% do transporte para os alunos que estudam em Lajeado. Em contrapartida, a associação se compromete a cooperar em ações como auxílio em organizações de eventos e ações sociais em Imigrante.

A presidente da Aiel, Ohana Schröer, destaca que desta maneira é possível incentivar jovens e adultos a ingressarem em um ensino superior ou até mesmo para concluírem seus estudos. “É importante esse incentivo que o município dá a todos em relação aos estudos, temos entre jovens e adultos cursando Ensino Técnico, graduação e conclusão do ensino médio”.

Para outros municípios, o auxílio é parcial. O secretário destaca que, desde de 2020, o valor foi dobrado.
O aluno Anderson Fischer, de 16 anos, estuda em Teutônia. O pai do estudante, Elton Fischer, relata que no último ano, o valor recebido era de R$ 80. Para este ano, estão previstos R$ 120 mensais. “Toda ajuda é bem-vinda, pois manter um filho em uma escola particular não é barato”, diz Fischer.

De acordo com ele, o cadastro para receber o auxílio é feito de forma rápida, basta levar os documentos do aluno e do responsável e um comprovante de matrícula. Ele ainda destaca que este investimento em educação é necessário para que os jovens deem continuidade aos estudos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: