Jornal Nova Geração

ESTRELA

Governo projeta ciclovia e complexo de lazer às margens do Rio Taquari

Objetivo é conectar o Parque Princesa do Vale, o Parque da Lagoa e os trechos destinados aos ciclistas. Obra está prevista para 2023

O governo municipal tem planos para a “Estrada Bom Retiro RS-130”, via que liga o Parque Princesa do Vale à ERS-129, no Arroio do Ouro. A pavimentação do trecho de 3 quilômetros inclui também uma ciclovia que ficará às margens do Rio Taquari. O projeto está em fase de elaboração e deve ser executado em 2023 com recursos municipais.

A intenção do Executivo é investir em um complexo que integre os Parque da Lagoa e Princesa do Vale, além de incentivar o ciclismo de lazer. O diretor de Comunicação do governo, Fabiano Diehl, destaca que além de promover a prática esportiva, o espaço para lazer no perímetro urbano fica ampliado. “Centenas de pessoas se dirigem de bicicleta à Colinas e Imigrante. No entanto, a via hoje é perigosa. Aqui será um espaço para as pessoas pedalarem a passeio”, afirma.

Diehl também destaca que a qualidade de vida é uma das principais características do município e que desta forma é possível promover saúde, turismo e aproximar a comunidade para o Rio Taquari.

Incentivo ao turismo

O diretor destaca que a ideia não é fazer apenas uma ciclovia até Colinas. O trecho voltado aos ciclistas na ERS-129 também está nos planos. Desta forma, a ciclovia pode se estenderia do centro de Estrela até a Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul.

O prefeito Edmilson Busatto, ressalta que por ser uma estrada plana, muitas pessoas já se deslocam de bicicleta até o local. “A ideia, além da pavimentação, é fazer uma ciclovia. Isso também facilita o turismo. Pela via é possível observar belas paisagens”, destaca.

Diehl destaca que para captar recursos e executar a obra, é necessário elaborar um projeto. De acordo com o Executivo de Bom Retiro do Sul, os municípios já estão em tratativas para que os planos saiam do papel.

Por onde passará a ciclovia (Foto: Reprodução)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: