Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Governo projeta reparos e presta apoio a atingidos pela enchente

Suporte às mais de 50 famílias impactadas mobiliza voluntários, enquanto equipe de engenharia mensura estragos em ruas e pontes

Situação da ERS-419 está entre as preocupações no município, que solicita consertos por parte do Daer e Construtora Giovanella (Fotos: Alexandre Miorim)

Avaliação de danos e atos de solidariedade marcam os dias que sucedem uma das maiores enchentes da história do município. O tempo estável desde sábado possibilitou a volta para a casa e a reorganização das famílias impactadas. A administração municipal presta auxílio aos mais atingidos e busca soluções aos problemas de infraestrutura e de mobilidade urbana.

Estragos em vias, pontes e deslizamentos mobilizam a equipe de engenharia. Interditada ainda na sexta-feira, a ponte sobre o Arroio Posses, entre Teutônia e Paverama, passou por vistoria técnica e,foi liberada para tráfego na manhã dessa segunda-feira. A avaliação é que as rachaduras constatadas são superficiais e não representam risco aos usuários.

Já a ligação entre as localidades de Linha Pontes Filhos e Linha Clara teve as cabeceiras danificadas e precisou ser bloqueada. Conforme o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Pablo Chrestani, assim que baixar o nível da água, será feita análise para elaboração de projeto para reparos com recursos próprios do município.

Entre as vias mais prejudicadas está a ERS-419, que liga a Poço das Antas. Além de diversos buracos ao longo do trecho, houve um desmoronamento a cerca de 500 metros da Associação dos Funcionários da Languiru. A pista segue parcialmente bloqueada. Trata-se do ponto de maior preocupação, pois já havia problemas decorrentes de outras enxurradas e consiste em via bastante utilizada por veículos pesados.

De acordo com Chrestani, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já foi acionado e alega já ter liberado verba para a empresa responsável pela obra, Construtora Giovanella, executar os reparos nos próximos dias.

Outra rua bastante prejudicada foi a Estrada da Várzea, entre os bairros Languiru e Teutônia, uma das áreas de maior inundação na sexta-feira. A pista ficou repleta de buracos, sinalizados por cavaletes. Segundo o secretário, a administração municipal também deve efetuar o conserto da via nos próximos dias.

Central de doações

Moradores atingidos recebem móveis doados pela comunidade por meio da Assistência Social

Para receber mantimentos e organizar a distribuição, a Secretaria Municipal de Assistência Social utiliza o ginásio da Escola Guilherme Sommer desde sexta-feira à noite. Ao longo do fim de semana, foram arrecadados roupas, cobertores, móveis, alimentos e eletrodomésticos para ajudar os moradores que perderam bens com a cheia.

Conforme balanço do município, mais de 50 famílias sofreram impactos e dez perderam praticamente tudo o que havia na residência. Os itens de maior necessidade no momento são produtos de higiene e de limpeza e móveis, como cama de casal, cadeiras, balcão de cozinha, fogão a gás, estantes, guarda-roupas e máquinas de lavar roupas e geladeiras.

Conforme a vice-prefeita Aline Röhrig Kohl, as pessoas que quiserem efetuar as doações podem acionar a Assistência Social para o recolhimento dos itens em domicílio e entrega às famílias conforme cadastro de prioridades. “Estamos com duas equipes na rua, buscando e já encaminhando às pessoas que cadastraram aqui o que precisam, para que elas consigam se restabelecer”.

“Nosso povo deu um show de solidariedade aqui em Teutônia. Municípios vizinhos, como Poço das Antas, também trouxeram arrecadações. A gente só tem a agradecer”, diz Aline.

O contato para quem puder destinar móveis ou outros itens aos moradores impactos pela enchente é: 9 9260 6165.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: