Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

“GPS Rural garante atendimento rápido e preciso”, diz secretário de Estrela

Em etapa final, governo cadastra e entrega placas de identificação às residências

Marcelo Abreu, gabinete de Segurança Pública; e César Augusto Pereira, secretário de Administração e Segurança (Foto: Rodrigo Gallas)

Após etapas de mapeamento das localidades do interior de Estrela e construção do mapa digital, o governo municipal cadastra as residências e empresas no sistema do GPS Rural. De acordo com o secretário de Administração e Segurança, César Augusto Pereira, também são entregues placas de identificação. O georreferenciamento das propriedades tem por objetivo oferecer contato com as forças de segurança, socorro e saúde e garantir atendimento de forma rápida com precisão ao endereço do solicitante.

Serviços como Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil do município têm acesso aos dados. A iniciativa é gratuita para a população. Conforme o diretor do gabinete de Segurança Pública, Marcelo Abreu, em entrevista ao Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, foram gastos cerca de R$ 35 mil para desenvolver o sistema. O interior de Estrela tem de 8 a 10 mil residências, estima.

Na avaliação de Abreu, uma das maiores dificuldades dos serviços de atendimento, é localizar as propriedades do interior em situação de emergência. Uma empresa contratada desenvolveu um mapa personalizado com as vias e residências. Ele explica que os mapas convencionais não possuem registro de ruas do interior. Por isso, a importância da proposta.

Para fazer o cadastro, o interessado deve comparecer à prefeitura. “A pessoa já sai daqui com a placa e apta a utilizar o serviço. Fazemos o cadastro no sistema localizando a residência ou empresa no mapa. Quando a população solicita o serviço, quem atende busca o número identificador no sistema e ali especifica o nome, endereço e tempo até o local”, explica Abreu.

Após a finalização dos cadastros, a Secretaria de Administração e Segurança Pública avalia ampliar o uso para outros serviços oferecidos pelo governo municipal.

Assista a entrevista na íntegra 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: