Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Gripe, resfriado e rinite

"Ter conhecimento em saber as diferenças entre os sintomas de cada uma, pode acelerar o processo de cura e evitar a automedicação desnecessária”

Espirrou? Ah! Tá com gripe! Isso é o que falaria a grande parte da população do nosso país. O espirro está muito ligado à gripe na nossa cultura. Ele até pode ser gripe, mas pode ser outras doenças também, como resfriado e rinite.

Ter conhecimento em saber as diferenças entre os sintomas de cada uma pode acelerar o processo de cura e evitar a automedicação desnecessária. Além do espirro, a congestão nasal, a coriza e a tosse são, também, sintomas comuns, tanto na gripe quanto na rinite e no resfriado.

Sendo assim, vou deixar algumas dicas para facilitar o reconhecimento de cada uma.

RINITE ALÉRGICA: É uma inflamação que acontece na mucosa do nariz. Ele ocorre no momento em que o organismo da pessoa com imunidade baixa entra em contato com a substância ou um composto capaz de provocar a alergia (pólen, ácaro, poeira, mofo, pelos de animais e ou insetos). Esse contato produz inchaço da mucosa que reveste o nariz, resultando em obstrução nasal, espirros, secreção de cor clara e olhos vermelhos. Na rinite o paciente não apresenta febre. A complicação principal que pode ocorrer é a sinusite.

GRIPE: Os principais sintomas são febre alta (acima de 38°c ), dores no corpo, na garganta, indisposição física, dor de cabeça, tosse, espirros, que levam em torno de 5 a 7 dias para desaparecerem. Gripes mal curadas podem levar as pessoas a desenvolver pneumonia, o que leva a internação hospitalar.

RESFRIADO: Também tem início em uma contaminação viral. Os principais sintomas acontecem no nariz e garganta. São parecidos com os da gripe, porém em menor intensidade. Descuidar de um resfriado pode causar uma otite e/ou sinusite.

Para evitar essas doenças ( que são muito comuns no inverno ) é importante seguir algumas dicas:

  • Evite contato com produtos/substâncias que provoquem alergia
  • Evite trocas bruscas de temperatura
  • Vacine-se contra a gripe
  • Mantenha-se bem alimentado e hidratado
  • Não fume
  • Lavar as mãos regularmente

E agora que você já sabe, se acontecer de alguém espirrar perto de você, pode não ser gripe!

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: