Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Grupo A Hora recebe turma do projeto Rumo

Visita à empresa faz parte do cronograma de aulas do Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho

Na redação, a essência do jornalismo compartilhada pela equipe (Foto: Luciane Eschberger Ferreira)

Estudantes do Ensino Médio que participam do projeto Rumo: o futuro da mão de obra na região, visitaram, na segunda-feira, 17, o Grupo A Hora, em Lajeado. Jornal A Hora, Rádio A Hora 102.9, A Hora Digital e Estúdio Alfa foram apresentados aos jovens por representantes de cada área.

Ainda no roteiro, uma conversa com o diretor executivo do Grupo, Adair Weiss. A atividade integra o calendário do Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho, uma iniciativa do Grupo A Hora, coordenado pelo jornalista e professor Fabiano Conte.

Na conversa com Weiss, os jovens se apresentaram e fizeram um breve comentário sobre a capacitação do Rumo, que chega à nona aula. Abrir novos horizontes, saber se comunicar, ser proativo, vencer a timidez, projetar o futuro, conhecer o mercado de trabalho, aprender sobre finanças e relações de trabalho e saber se portar em uma entrevista de emprego e dentro da empresa foram habilidades desenvolvidas no programa, conforme o grupo. “Confesso que antes eu era desinteressada, não pensava no futuro, o curso me abriu horizontes, aprendi a trabalhar em equipe”, compartilha Katiele Marques.

Conte completou: “Todos evoluíram, destacando aqueles que eram mais tímidos. Cada um do seu jeito, com a sua evolução.”

Weiss contou ao grupo a sua trajetória de trabalho, iniciada aos 12 anos, em uma fábrica de calçados, com carteira assinada – era permitido na época. O expediente em tempo integral dificultou conciliar com o estudo, porque morava no interior de Santa Clara do Sul.

“Foi uma pena, porque eu queria muito estudar naquela época.” Ele afirma que não acredita em sorte. “Eu acredito em muito esforço.” E recomenda: “Se vocês querem ter sucesso na vida profissional, sejam úteis às pessoas naquilo que vocês vão fazer. Não precisa ser o melhor, mas seja um dos melhores e estudem. Ninguém nos tira o conhecimento.”

Relevância

Os alunos do projeto Rumo, seguiram a visita ao Grupo A Hora no Estúdio Alfa. O publicitário Sérgio Santana apresentou a equipe, formada por designers, jornalistas, redatores, além de profissionais parceiros. Destacou os processos de produção de vídeos, criação peças publicitárias e marcas. “Entregamos ao cliente as ferramentas para tornar a marca ou produto relevante.”

Santana ainda destacou que o trabalho no Alfa vai ao encontro ao slogan do Grupo: “Nossa força é o desenvolvimento regional.” O estúdio busca, por meio da comunicação, colocar o cliente em destaque no mercado e ter melhor desempenho.

Redação

O grupo foi recebido pela equipe da redação do jornal impresso e do digital e conversou sobre a essência da empresa: o jornalismo. O editor Felipe Neitzke descreveu os processos, desde a pauta até a impressão.

O jornalista Filipe Faleiro contou um pouco da sua experiência em mais de uma década na empresa. Destacou os critérios de noticiabilidade: “Verdade factual e interesse coletivo”.

O head da área digital, Deivid Tirp, abordou as estratégias de geração do conteúdo, tanto nas redes sociais quanto no portal do Grupo A Hora.

Microfone aberto

A Rádio A Hora foi a última parada do tour. O grupo entrou no estúdio durante o programa Fora de Hora. Na bancada, o âncora Caetano Pretto e os jornalistas Marcelo Grisa (Shirlei) e Júlia Amaral recebem convidados para entrevistas e falam sobre assuntos da atualidade, com foco em cultura e entretenimento. Na mesa de áudio, Mateus Rois cuida da técnica e também participa no microfone.
Durante a visita, os estudantes Daniely Schwanbach, Pedro Hoeper e Thueicy Soares puderam participar do programa, foram entrevistados e falaram sobre suas atividades.

O Rumo

A capacitação Rumo – Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho é uma iniciativa do Grupo A Hora, por meio do projeto Rumo: o futuro da mão de obra na região. Na primeira etapa, no ano passado, uma pesquisa com mais de 600 estudantes do ensino médio e 200 empresários revelou a fragilidade nas competências dos jovens e, ao mesmo tempo, poucas oportunidades nas empresas. Diante dos diagnóstico, o A Hora assumiu a tarefa de oferecer capacitação para aos jovens.
As aulas começaram em 22 de maio e ocorrem todas as segundas-feiras em sala na Faculdade La Salle, em Estrela. Participam 20 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Lajeado e Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: