Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

História e progresso marcam a trajetória do “Pesqueiro do Vale”, que completa 63 anos

Cidade busca desenvolvimento às margens da BR e do Rio Taquari

No próximo dia 31, segunda-feira, o município comemora 63 anos de emancipação. Nessas seis décadas, o território deixou de ser dividido em fazendas, passando por importantes transformações. O setor primário representa 30% da arrecadação, tendo potencial para mais. Agora, a cidade busca crescer em termos de turismo, economia e infraestrutura.

“Economicamente, buscamos priorizar a infraestrutura da BR-386. A proposta visa as empresas já existentes, mas queremos atrair novos empreendedores”, explica o prefeito Edmilson Busatto.
Faz pouco tempo, a Administração Municipal doou cinco hectares para uma empresa que já iniciou o processo de instalação. Nas próximas semanas haverá chamamento público para outro tipo de empresa se instalar em uma área de seis hectares.

Outra prioridade para 2022 são as pavimentações. Conforme Busatto, há um déficit significativo de ruas não pavimentadas. A ideia é iniciar processo seletivo, para que a prefeitura tenha uma equipe de pavimentação. “A demanda é grande, e queremos diminuir de forma mais considerável essa conta.”

A Administração busca, também, adquirir as áreas próximas ao Rio Taquari. A intenção é urbanizar o local, para o proveito da comunidade. “Assim as pessoas poderão enxergar melhor o rio, usufruir da margem do Taquari de maneira segura e confortável. Esta área é fundamental para o desenvolvimento turístico da cidade”, considera o prefeito.

Promessas olímpicas

O Executivo pretende implementar um projeto de atletismo, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmãs Pivatto. As modalidades estarão disponíveis no turno inverso ao escolar e visa à revelação de atletas profissionais.

“A ideia é que possamos trazer essas modalidades para a juventude, e, quem sabe, revelar algum atleta olímpico nosso”, revela Busatto. Outras ações vão desde a modernização dos equipamentos, até reforma e construção de novas salas de aula.

Agricultura será incentivada

Alguns movimentos são feitos na pasta da Agricultura, no sentido de trazer melhorias ao setor. O momento pede atenção às consequências da estiagem, mas já se pensa em ações que propiciem mais recursos vindos do campo.
“A agricultura responde por 30% do orçamento de Bom Retiro do Sul, mas entendemos que o setor pode agregar ainda mais valor à economia local. Estamos adequando a secretaria, para que possamos atrair mais agroindústrias”, cita.

A piscicultura, atividade consolidada na cidade, deve receber um frigorífico específico para a cultura. Atualmente, 310 produtores estão em atividade no município. Há, porém, mais de 800 proprietários de terras. A ideia é incentivar a produção dessas famílias que não estão em atividade.

Eventos

Dois eventos importantes de Bom Retiro do Sul são a Semana do Município, que ocorre nas duas primeiras semanas do mês de junho (Dança Bom Retiro), e o Natal nas Águas. “A pandemia nos forçou a parar por dois anos, mas já estamos estruturando o Natal nas Águas, para que ele seja realmente um grande evento, como sempre foi”, ressalta o prefeito.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: