Jornal Nova Geração

Homenagens a prefeitos e ex-presidentes marcam 60 anos da Amvat

Entidade realizou jantar festivo na noite de quinta-feira, em Encantado, para marcar a passagem do aniversário de fundação

Entidade realizou jantar festivo na noite de quinta-feira, em Encantado, para marcar a passagem do aniversário de fundação
Um jantar festivo, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, ex-presidentes e lideranças regionais e municipalistas marcou os 60 anos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). A segunda mais antiga associação de municípios do Rio Grande do Sul, criada em 4 de novembro de 1961, a Amvat comemorou a data nesta quinta-feira (25.11) à noite, em Encantado, cidade onde ocorreu sua fundação e que teve o primeiro presidente.

“É um momento histórico e emblemático para a Amvat, pois são seis décadas de trabalho, que merecem ser comemoradas”, afirmou o presidente Paulo Kohlrausch em sua manifestação. O desenvolvimento da região, conforme Kohlrausch, tem a ver com o espírito empreendedor e cooperativista das comunidades, mas também com decisões políticas, como a definição do traçado da BR-386 e a instalação do porto em Estrela, por exemplo. Lembrando as transformações ocorridas os últimos 60 anos, ressaltou que as gestões municipais estão mais eficazes, mas que é preciso fortalecer a região politicamente para ampliar sua representação. “Temos que liderar e fazer nossa região politicamente forte”, assinalou.

Na ocasião o presidente também apresentou o novo site e banco de dados da Amvat, que será atualizado constantemente para facilitar o acesso às informações dos municípios e do Vale. O site traz informações regionais em diversas áreas – como economia, saúde, educação, turismo, orçamentos municipais e outras – e de cada um dos 38 municípios filiados. Uma iniciativa que vem ao encontro das necessidades atuais, modernizando as ações da entidade.
Lideranças como o secretário do Desenvolvimento Econômico Edson Brum, que representou o Governo do Estado; o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito Marcelo Soares Reinaldo, prestigiaram a comemoração. Em suas manifestações, destacam a importância do municipalismo e do trabalho dos prefeitos para fazer a diferença na vida das pessoas e melhorar suas comunidades. “A história da Amvat se mistura com a história do Vale do Taquari. Tudo o que aconteceu nos últimos 60 anos teve a participação da Amvat”, destacou Edson Brum.
Momento de emoção foi uma homenagem especial a Adroaldo Conzatti, que faleceu em março deste ano. Familiares do ex-prefeito de Encantado e ex-presidente da Amvat nos anos de 1983, 1984 e 1985 receberam uma placa de prata em reconhecimento ao líder político e comunitário, pelo seu legado de integridade, trabalho e visão de futuro. O filho Gilson Conzatti agradeceu em nome da família. Os atuais prefeitos e ex-presidentes da Amvat também foram homenageados, aos quais foi entregue um troféu em reconhecimento por sua contribuição para o desenvolvimento da região e fortalecimento da entidade enquanto entidade representativa dos municípios. O ex-presidente Humberto Chittó manifestou-se em nome dos ex-presidentes.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: