Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Hospital Estrela tem 13 internações por dengue. Um paciente está na UTI

Entre os internados estão moradores de Estrela e Colinas. Cerca de 190 atendimentos ambulatoriais e internações foram registrados de março a abril

(Foto: Divulgação)

Aumentou em 50% a procura pelo atendimento do Hospital Estrela (HE), em especial na Emergência. Até o momento, a instituição registra, em abril, 13 internações por dengue de moradores de Colinas e Estrela. Um estrelense está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total, de março até o momento, 196 pessoas foram atendidas de forma ambulatorial e em internações.

Conforme a enfermeira gestora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Carolina Nonnenmacher, a maioria dos pacientes que procuram atendimento no HE já tem o diagnóstico confirmado, fizeram testagem nos postos de saúde ou laboratórios privados e foram até a casa de saúde devido ao mal-estar. “Os casos leves são orientados a retornar em caso de piora, os moderados ficam em observação, são medicados e liberados ou internam, de acordo com o quadro e avaliação do médico”, explica.

Além de pacientes com dengue, a alta procura também se dá pelas infecções respiratórias como influenza, sinusite e pneumonia. Em função dessa demanda, em algumas situações menos graves, o tempo de espera dos pacientes pode ser maior, pois a prioridade são os casos mais graves ou com problemas complexos.
A direção do Hospital Estrela ressalta que todas as equipes estão empenhadas para garantir atendimento rápido e qualificado. Ainda orienta que, em casos menos graves, sejam buscados atendimentos nas unidades de saúde do município.

Números de atendimentos totais ambulatoriais e internações, de março a 26 a abril:

Município Número de atendimentos
Estrela 67
Colinas 34
Arroio do Meio 24
Lajeado 14
Fazenda Vilanova 5
Imigrante 2

* Ambulatoriais: casos confirmados ou que o médico finalizou o atendimento colocando o CID de Dengue por critério clínico-epidemiológico.

 

Internações por Dengue:

Município Março Abril
Estrela 2 8, sendo um na UTI
Colinas 3 4
Fazenda Vilanova 1
Total: 6 internações Total: 13 internações

* Em abril um paciente de Arroio do Meio, município fora da cobertura do Jornal NG, também foi internado

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: