Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

IBGE enfrenta dificuldades para preencher vagas de recenseadores na região

De 58 vagas, 25 ainda estão disponíveis em Estrela, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Colinas e Imigrante

Um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) será aberto nos próximos dias para a contratação temporária de recenseadores, que deverão atuar durante o Censo Demográfico de 2022. Cerca de 21,4 domicílios serão visitados entre agosto e outubro em Estrela, Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Colinas e Imigrante. Nesses municípios, das 58 vagas disponíveis, apenas 33 foram preenchidas.

As sete vagas para agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM) disponíveis em Estrela e Bom Retiro do Sul foram preenchidas, assim como a vaga de agente censitário de administração e informática (ACAI) para Estrela. Os aprovados nesse PSS foram contratados na semana passada e já iniciaram a etapa de autoinstrução, que será complementada em um treinamento que ocorrerá de 6 a 14 de junho, de forma presencial, em São Jerônimo e Estrela.

Contratação em julho

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, banca responsável pelo certame, Bom Retiro do Sul possui sete aprovados para 13 vagas de recenseadores. Já Fazenda Vilanova tem ainda três vagas disponíveis. Segundo o coordenador de Área do IBGE, Alexandre Pedroso e Pedroso Filho, está previsto um Processo Seletivo Simplificado Complementar para a segunda quinzena de junho. “A previsão é de que este não tenha taxa de inscrição e nem prova, sendo avaliado apenas os títulos dos candidatos. A contratação ocorrerá logo após um treinamento, em julho”, explica.

Baixa procura e grande desistência

Dos 29 inscritos em Estrela para o censo 2022, apenas 14 compareceram para realizar a prova objetiva em abril. Destes, 13 se classificaram.

Conforme o coordenador censitário da subárea de Estrela, Jonas Werle Arenhart, entre os motivos da baixa adesão e grande desistência estão o interesse reduzido pelo trabalho temporário, e falta de conhecimento sobre a remuneração e as atribuições do cargo. “Enquanto o supervisor recebe salário fixo e trabalha cinco meses, o recenseador ganha por produção, à campo, durante três meses. No entanto, a vaga de recenseador é a que mais tem potencial de ganho”, afirma.

Os interessados nas vagas de recenseadores podem entrar em contato com Arenhart pelo telefone (51) 9 9349-3573. Ele poderá dar mais informações sobre o processo seletivo, o cargo e, inclusive, fazer a simulação do valor recebido por aplicação de questionário. “O Censo é fundamental para fornecer dados que darão base para tomadas corretas de decisões nos próximos 10 anos. Quem participar vai contribuir com o desenvolvimento do país e da sociedade”, salienta.

Para que serve

O Censo Demográfico é uma pesquisa a nível nacional que visa identificar as condições de vida, características e carências de todos os habitantes do país. De acordo com o doutor em Economia, Rafael Spengler, por ser um projeto muito caro, o Censo é realizado, em grande parte do mundo, a cada dez anos. No entanto, no Brasil, os dados estão desatualizados há dois anos, tendo em vista que o último questionário ocorreu em 2010.

“Essa defasagem de informações tem reflexos práticos. Um exemplo é com a pandemia do coronovírus. O Ministério da Saúde privilegiou as vacinas para municípios com maior população idosa. Porém, essa contagem estava incorreta, o que acarretou em desperdício de doses e dinheiro público em alguns locais e, em outros, déficit de abastecimento”, lembra.

Para Spengler, as informações colhidas no recenseamento são essenciais para que o governo e pesquisadores possam compreender o país e, sobretudo, possam ser formuladas e direcionadas políticas públicas para atacar o real problema da população de cada parte do Brasil. “É imprescindível, então, que as pessoas colaborem com a pesquisa. É a partir dela que são evidenciados para o Poder Público quais são os problemas locais, sociais, raciais e de emprego que merecem maior atenção”, ressalta.

Vagas nos municípios do Vale:

Município Recenseadores aprovados Vagas disponíveis para recenseador Total de vagas
Estrela 13 20 33
Bom Retiro do Sul 7 6 13
Fazenda Vilanova 2 3 5
Imigrante 3 1 4
Colinas 3 3

 

Domicílios a serem visitados:

Município Número de domicílios
Estrela 11,7 mil
Bom Retiro do Sul 5,8 mil
Fazenda Vilanova 2 mil
Imigrante 1,1 mil
Colinas 857
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: