Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Idoso cria mini tafona para valorizar as tradições do município

Alcir Souza da Silva, de 75 anos, criou uma miniatura de uma fábrica artesanal de farinha de mandioca e derivados, muito utilizada nas propriedades rurais da região

Alcir Souza da Silva, de 75 anos, é natural de Bom Retiro do Sul e mora há 50 anos no centro de Fazenda Vilanova. Filho de produtores rurais, desde pequeno acompanhava e ajudava o pai na plantação e em obras de construção. Durante o inverno, produziam farinha de mandioca com o auxílio de uma tafona, um tipo de fábrica artesanal muito utilizada em propriedades rurais na região. Como o idoso não pode trabalhar, usou o tempo livre para criar uma mini tafona.

Conforme Silva, a réplica é idêntica ao equipamento utilizado antigamente. De cinco a seis meses foi o tempo necessário para que ele criasse a miniatura, feita com madeira e ferragem. “Fiz uma raspadeira, rodízio e prensa para fazer e secar a massa, além do forno para torrar. Na época não existia motor, então um boi era preso ali e girava em torno do equipamento. Até o andaime para o animal eu fiz”, explica.

A ideia é mostrar aos jovens o equipamento. “Sou um dos poucos que tive experiência com esse tipo de equipamento. Queria deixar essa lembrança”, salienta.

A mini tafona está exposta na prefeitura. Silva se sente honrado. “Fiz tudo com amor. Ele é único, não copiei de ninguém”, afirma. O próximo passo é criar réplicas de um engenho de cana e de um alambique.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: