Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Idosos contribuem com resgate histórico e cultural do município

Rodas de conversa com a terceira idade ocorrem no Espaço Mais Cultura. Projeto Patrimônio Vivo busca valorizar conhecimento da comunidade neste aspecto

A primeira Roda de Conversa com a Terceira Idade, que integra o projeto Patrimônio Vivo, ocorreu na tarde dessa terça-feira, 19, no Espaço Mais Cultura. O objetivo é resgatar a história e a cultura a partir de relatos dos idosos. O projeto é uma parceria entre o setor de Resgate do Patrimônio Histórico do município e a Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Durante os encontros, é possível compartilhar momentos que remetem ao patrimônio material, arquitetônico, gastronômico, folclórico e natural. Para o professor de arquitetura e coordenador do Patrimônio Vivo, Jauri dos Santos Sá, esses aspectos formam toda a herança cultural e incentivam as relações entre a comunidade. “As pessoas se conhecem e se reconhecem nessas histórias e se identificam. A contribuição e vivência deles é muito valiosa”, destaca.

As próximas reuniões estão previstas para os dias 10 de maio e 14 de junho e as participações são gratuitas. A coordenadora do setor de Resgate do Patrimônio Histórico, Clarisse Gravina Dorensbach, reforça que quanto mais idosos participarem, o trabalho identificar e registrar esses tempos simbólicos se torna mais fácil.

“Nosso objetivo é trazer essas pessoas para contar suas histórias e assim podemos resolver esse quebra cabeça cultural. Estamos fazendo resgates de imagens, reportagens e tudo que possa contribuir para reproduzir a história. Ouvir os relatos dos idosos é uma peça importante”, destaca a coordenadora.

Ela afirma que uma cartilha sobre educação patrimonial já está prevista para ser distribuída nas escolas ainda neste semestre. Entretanto, ainda há informações que precisam ser registradas. Os encontros contribuem com as pesquisas de alunos da Univates, com o objetivo de valorizar o conhecimento da comunidade no trabalho de resgate histórico.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: