Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Inauguração da Biblioteca Municipal em 1963

Biblioteca Pública foi criada pela Lei número 564 em 05 de fevereiro de 1960 e instalada em 20 de maio de 1963, em novíssimo prédio construído ao lado da sede da Associação Comercial e Industrial de Estrela - ACIE (hoje Cacis)

A Biblioteca Pública foi criada pela Lei número 564 em 05 de fevereiro de 1960 e instalada em 20 de maio de 1963, em novíssimo prédio construído ao lado da sede da Associação Comercial e Industrial de Estrela – ACIE (hoje Cacis). Para sua instalação, foram destinados na época CR$ 20 mil. No ato de inauguração, o então prefeito Bertholdo Gausmann realizou a entrega, ao acervo da Biblioteca, de uma coleção enciclopédia Delta-Larousse. Atualmente, a Biblioteca funciona no Centro Cultural Celso Bronstrup, e seu patrono é o escritor Francisco Reckziegel – Assis Sampaio.

Vereador e prefeito Günther Ricardo Wagner

O atual empresário e proprietário da Construtora ICCILA, Günther Ricardo Wagner, nasceu em 1934 em Estrela, filho de Guilherme e Hulda Wagner. Casado com Ilse Wagner. Formou-se na Escola Técnica do Comércio. Iniciou sua vida profissional em 1951 como bancário do Banagrimer, em Estrela. Em 1955, com seu irmão Romeu Milton, tornou-se proprietário do Bar e Restaurante da Estação Rodoviária até 1958, quando ingressou na agência Ford como um de seus diretores. Foi um dos diretores da Indústria Alimentícia Eckert Ltda.  Nas eleições municipais de 15 de novembro de 1968, foi o vereador mais votado de Estrela até então, pela Arena, com mandato de 1969 a 1973. Nas eleições de 3 de outubro de 1992, foi eleito prefeito municipal pela coligação do PDT e PDS, com mandato de 1993 a 1996.

Vereador Darci Kaplan de Arroio da Seca

Ex-vereador em Estrela, eleito para mandato de 1983 a 1988. Foi subprefeito do distrito de Arroio da Seca nas administrações dos prefeitos Hélio Musskopf e Gabriel Mallmann, período em que foi construído o atual prédio da Prefeitura de Imigrante. Trabalhou muito na urbanização da localidade, construindo redes de água para a população. Darci Kaplan nasceu em Arroio da Seca, em 16 de agosto de 1946. Filhos: Celso Kaplan e Rohana Cardoso Kaplan. Foi metalúrgico, transportador de cargas, taxista, subprefeito e vereador. Morreu em 20 de dezembro de 2021.

Parteira Suzana Gregorius da Delfina

Nasceu na Picada Delfina em 20 de outubro de 1899. Grau de instrução primário. Passou pela Escola de Parteiras do Dr. Gabriel Schlatter. Inscrita na Unidade de Higiene Pré-Natal como Parteira Curiosa. Em 30 de abril de 1943, apresentou atestado de competência firmado pelo Dr. Joaquim Lamprecht, médico residente em Estrela.

O Interventor Osvaldo Cordeiro de Farias visitou Estrela em 1939

Foi marcante a visita a Estrela do Interventor Osvaldo Cordeiro de Farias, nos dias 19 e 20 de julho de 1939.  Inicialmente, foi recepcionado no Distrito de Roca Sales. Após, a Caravana se dirigiu para o Centro de Estrela. Desde o Costão, o carro oficial foi ladeado por uma coluna de motocicletas. Os alunos das escolas da cidade e do interior receberam com muito entusiasmo S. Excia, na Rua Tiradentes, em toda a sua extensão. A programação contou com fartos discursos, jantar-banquete, visita às indústrias e lançamento da pedra fundamental do novo prédio do Grupo Escolar (Vidal de Negreiros), onde hoje funciona a Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, na Rua Coronel Müssnich.

O Centro Médico de Estrela

Em 1977, um grupo de médicos do Corpo Clínico de Estrela começou a pôr em prática um projeto inovador para a região: a construção de um prédio onde funcionariam vários consultórios médicos com especialidades diversas. Em 1979, foi inaugurado o moderno Centro Médico. Em 2000, os proprietários resolveram modernizar o local. Originalmente, o prédio foi concebido e executado pelos médicos: Hugo Szmidt, Werner Schinke, Victor Busato, Protógenes da Cunha Nunes, Luiz Fernando Kehl, Luis Alberto Keunecke, José Pedro Lahude, Nelson Balestro e Hélius Keunecke. Além destes, outros profissionais integravam o Centro Clínico: Rejane Reolon, Liane Gomes, Zoraia Sesti Lahude e Viviam Estrela Brasil. Atualmente no prédio continuam sendo realizadas diversas atividades ligadas à saúde.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: