Jornal Nova Geração

Inicia neste sábado a vacinação Covid Infantil

A vacinação Covid infantil em Estrela terá início neste sábado. Sexta sexta-feira, porém, um ato simbólico marcou o início da imunização das crianças de 5 a 11 anos. Raizo Weber Stach foi o primeiro a ser vacinado. Ele ficou famoso em o todo o País, em 2013, quando, aos seis meses se tornou o menor paciente do Estado a passar por um transplante de fígado.

A vacinação simbólica do menino, ocorrida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental, foi acompanhada por sua mãe, Andréa Weber, pelo prefeito Elmar Schneider, o secretário de Saúde do município, Celso Kaplan, imprensa e outros convidados. O ato marcou a abertura da vacinação infantil em Estrela, cuja primeira etapa ocorre neste sábado (29), das 8h às 12h, no mesmo local, já atendendo a todas as crianças entre 05 e 11 anos que possuam alguma comorbidade. Entre estas aquelas que possuem obesidade grave; pneumopatias crônicas graves (asma, displasia doenças pulmonares e outras); imunodeprimidos e com hemoglobinopatia (ver quadro). A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. O cronograma poderá ser ampliado nos próximos dias caso chegue novo lote de vacinas.

Em 2013, Raizo nasceu com atresia biliar, uma doença que provoca a perda da função hepática e pode evoluir para cirrose. Somente o transplante de fígado poderia salvar a vida da criança. Seis meses depois, com apenas 5 quilos – doença impediu seu desenvolvimento corporal – ele se tornou o menor paciente do Rio Grande do Sul – e o primeiro da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – a passar por um transplante do órgão, a partir de fragmento do fígado doado pelo tio do menino, nas chamadas doações intervivos. Raizo segue até hoje seu tratamento e acompanhamento com especialistas em Porto Alegre, mas sempre com apoio da Secretaria Municipal da Saúde. Raizo, que já foi vítima do Covid, como qualquer criança estava um pouco ansiosa antes da leve picada. Mas a conversa das enfermeiras com o menino e o incentivo de todos os presentes o levaram a um pequeno fechar de olhos. “Nem dói muito. Agora posso voltar para a escola”, comentou o menino. Sua mãe, com os olhos cheios de lágrimas ao presenciar a vacinação, completou. “Sempre que fazemos algo pelo bem da saúde dele me emociono. Não há como ser diferente por tudo o que ele já passou.” O prefeito Elmar Schneider disse ao garoto. “Você é muito forte e um exemplo de vida. Agora será um exemplo para muitos outros jovens estrelenses que também precisam se preocupar com sua saúde contra essa doença. Parabéns.”

 

Programação

A vacinação infantil e também a adulta seguem na próxima semana. A programação terá três etapas, duas delas dedicadas ao público infantil. Na terça-feira (01), crianças de 11 anos, mas já sem a necessidade de comprovarem comorbidades, poderão buscar a UBS Central, das 8h às 11h. Na quinta-feira (03), no mesmo local e horário, a idade limite baixa para as crianças com 10 anos. É necessário que as mesmas estejam acompanhadas de responsáveis.

Na quarta-feira (02), também na UBS, das 8h às 11h, será realizada a etapa única para a vacinação dos maiores de 12 anos – os menores de 18 devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF. Estarão disponíveis as três doses. A segunda dose será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer, está agendada a segunda dose para quem fez a primeira até 10/12. Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – segue com a ampliação diária do público-alvo, já dentro do intervalo reduzido de quatro meses, e agora já podem realizá-la os vacinados até 01/10. No mesmo dia, mas à tarde, das 13h30min às 16h, será realizada a dose de reforço do imunizante da Janssen.

 

Números

Estrela aplicou quase 500 doses na semana. Possui até o momento 27.023 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27.700 a serem imunizados, o que equivale a 97.5% do público-alvo. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 26.004 (93,8%), número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 9.092 estrelenses (32,8%). E a quarta dose (D$) teve seus primeiros registros: 4.

===========================

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Pablo Reis/Governo de Estrela

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: