Jornal Nova Geração

ESTRELA

Iniciativa estimula descarte correto de resíduos especiais

Programação do Dia D tem recolhimento em formato drive-thru, no centro da cidade, de itens como óleo de cozinha, eletroeletrônicos e vidro. Junto ao evento, ocorre feira de adoção de animais domésticos

Última edição do Dia D ocorreu em março, junto à Praça Menna Barreto (Foto: Divulgação)

A preservação do meio ambiente e o correto descarte de resíduos especiais voltam a pauta neste fim de semana. A Sala Verde de Estrela promove a 2ª edição do Dia D em 2023, com o objetivo de evitar impactos na natureza e educar a comunidade. A ação ocorre no dia 15, um sábado, entre as 9h e o meio-dia, junto à Praça Menna Barreto – programação condicionada às condições do tempo.

Com a população mais familiarizada com as atividades, a perspectiva é de boa adesão. O descarte é feito no formato drive-thru, sem que seja necessário desembarcar dos automóveis, se for o caso. Tudo para facilitar o processo de entrega e incentivar a participação. “Essa é uma forma de conscientizar e sensibilizar a nossa população”, diz a coordenadora da Sala Verde, Luana Hermes.

O resíduos especiais recebidos são aqueles que não podem ser descartados no lixo comum, para a coleta seletiva. “Então aqui se enquadram eletroeletrônicos, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha, e estamos começando a coletar o vidro”, menciona a engenheira ambiental. O vidro foi incluído nas ações por ter um descarte mais delicado, com a possibilidade de quebrar e machucar os recolhedores.

Luana realça o apoio de entidades como a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), que auxilia na divulgação. Um carro de som passou pelos bairros ao longo da semana para convidar a população para a atividade. Ela acrescenta que cada ação tem um volume maior de resíduos coletados.

“Claro que o ideal seria começar a diminuir, porque quando falamos de eletroeletrônicos, de lâmpadas, as pessoas acumulam por um tempo e nos levam. Como fazemos o Dia D três vezes ao ano, talvez as pessoas não tenham tanto volume para nos entregar em todas as ações. Mas o importante é darmos a oportunidade para a população fazer esse descarte adequado”, afirma.

Na primeira edição de 2023 foram recolhidos 51 litros de óleo de cozinha, 149 unidades de lâmpada, 110 quilos de vidro e 400 quilos de eletrônicos e pilhas. “É um volume bem expressivo. Claro, recebemos eletrônicos antigos, que são mais pesados. As vezes as pessoas tem um item atirado em um canto, não sabem onde levar, aproveitem esse dia que nós fazemos esse descarte”, conclui.

Adoção de animais

Junto à ação ambiental, a Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) prepara mais uma feira de adoção, no mesmo horário e local. Nas últimas iniciativas, a procura por cães foi grande por parte da comunidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: