Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Iniciativa transforma antigo convento em lar para idosos

Casarão utilizado pelas irmãs franciscanas foi repassada a casal de sócios, que iniciou as adaptações para receber até 25 pessoas. Local em Daltro Filho foi utilizado como moradia para freiras e escola

Intervenções iniciaram logo após a assinatura do contrato de concessão de uso, no fim de janeiro (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

O Convento Betânia São Francisco será transformado em um lar para idosos. As primeiras intervenções para adaptar o prédio iniciaram na semana passada, após a assinatura do contrato de cessão do imóvel para os novos administradores, no dia 31 de janeiro. O local ganhou o nome de Sagrado Lar e deve ser aberto ainda no primeiro semestre.

A construção foi feita sob orientação dos frades, concluída em 1949 e registrada em nome das irmãs franciscanas. Ao longo de 75 anos, além de residência, o local foi utilizado como escola e faz parte do cenário histórico do bairro Daltro Filho.

A partir do pouco uso do casarão, surgiu a ideia de utilizá-lo como um espaço de acolhimento de idosos. “Viviam no prédio três irmãs. A estrutura é muito grande e era utilizada somente para momentos de convivência e confraternização delas”, explica a secretária da Saúde e Assistência Social, Jóice Cristina Horst.

De acordo com a gestora, cerca de 30% da população de Imigrante é formada por idosos, e 20 moradores do município estão institucionalizadas em lares da região, com subsídio dos próprios familiares. “Temos idosos em Taquari, Teutônia, Estrela, Cruzeiro do Sul. Isso impossibilita um vínculo maior com a família”, explica.

Ela acrescenta que a instalação de um lar para idosos estava desde o início no planejamento do trabalho da secretaria e que houve diversas tratativas. Quem assume o espaço são os sócios Max Gomes e Sabrina Hinnig. “Em um primeiro momento tivemos um contato com o pai da Sabrina, o Cristiano, que tem um lar hoje em Teutônia, com quatro moradores de Imigrante”, diz Jóice.

A negociação seguiu com a gestora da Congregação Franciscana de Nossa Senhora Aparecida, Irmã Iriete Ignez Lorenzzetti. “Nos alegramos com a proposta de fazer essa contribuição com as pessoas que deverão assumir o trabalho, com a prefeitura, que intermediou, que está ali presente, e que possamos beneficiar a comunidade, como sempre foi nosso interesse.”

Um espaço foi oferecido para que as freiras permanecessem no local, mas a Irmã Iriete resolveu que seria mais importante elas estarem junto com as outras irmãs na congregação, em Porto Alegre. No sábado, 10, ocorreu uma homenagem às moradoras do convento, em uma missa na igreja de Daltro Filho.

Novo uso ao casarão

A ideia dos novos gestores é utilizar apenas a parte inferior do antigo convento, pelas dificuldades em garantir as intervenções no segundo piso. As primeiras adequações já estão em andamento, como melhorias nos banheiros, construção de rampas de acessibilidade, pintura, e demais reparos na parte elétrica e estrutura.

O foco inicial são atendimentos à terceira idade, mas a perspectiva dos administradores e do governo municipal é poder estender os serviços. “Com o tempo, pretendemos ampliar para atendimentos de enfermagem”, projeta Gomes. A capacidade inicial será para 25 idosos, respeitado os critérios de acomodação e distanciamento.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: