Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Inova/RS desembarca no Porto de Estrela

Uma comitiva da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul vai iniciar uma série de visitas aos oito ecossistemas regionais de inovação

Uma comitiva da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul vai iniciar uma série de visitas aos oito ecossistemas regionais de inovação. A iniciativa foi batizada de “Marco Avaliativo Inova RS”, e tem como principal objetivo reunir os atores da quádrupla hélice de cada região para avaliar o desenvolvimento dos programas e projetos da pasta, entender os desafios e conversar com empresas locais. O roteiro preliminar compreende visitas que se estendem de julho a outubro. No Vale do Taquari, o encontro será realizado em julho, no Porto de Estrela, na sede da Empresa Pública de Logística (E-Log).

Para a secretária da Sict, Simone Stülp, além de avaliar a evolução – ou não – de cada região desde o marco zero do programa Inova RS, em 2019, quando também houve visitas em todo o Estado, as agendas são oportunidades de traçar estratégias e apresentar o planejamento da pasta para o ciclo 2023-2026. O roteiro de cada região inclui, ainda, reunião com membros do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e atendimento à imprensa local.

Gestora de Inovação e Tecnologia do Inova RS na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Fernanda Ost visitou a sede da E-Log. E a previsão é realizar o evento no dia 17 de julho (ainda pode ocorrer alterações nas datas e horários). Na foto, ela está ao lado do Diretor de Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela (Sedis), Daniel da Silva (à esquerda), e de Daniel Tonon (à direita), da regional do Inova RS Após a Região dos Vales, a comitiva visita as regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Região Metropolitana e Litoral Norte em agosto; Noroeste, Missões, Região Produção e Norte em setembro; e Serra Gaúcha e Região Sul em outubro.

Um “portal” ao Vale

O projeto “Caminhos do Vale” prevê uma praça interativa pública junto ao 386 Business Park, um empreendimento idealizado e construído pela Richter Gruppe, e localizado às margens da rodovia federal, em Estrela. A ideia é criar um portal de entrada para os turistas que chegam ao Vale do Taquari, com espaços para todos os municípios divulgarem os seus respectivos potenciais e informações turísticas. Além disso, a proposta também prevê um amplo estacionamento, um anfiteatro Multicultural, e ainda o Círculo da Fé. Na terça-feira passada, o prefeito Elmar Schneider (MDB) visitou o local na companhia do Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Joel Mallmann. Por lá, eles visualizaram os últimos progressos desta importante obra.

Financiamentos e politicagem

A recente celeuma gerada na câmara de Teutônia em função de projeto de financiamento solicitado pelo Executivo está longe de ser uma novidade. Em cidades onde as disputas políticas são mais ferrenhas, o enredo costuma ser o mesmo. De um lado, o governo municipal avisa sobre os possíveis danos e atrasos gerados pela eventual rejeição da proposta, e joga toda a pressão sobre os vereadores para forçar a aprovação. Já por parte dos opositores, vale tudo para travar o que pode representar mais votos ao gestor atual. E os argumentos contrários costumam levar em conta toda a conjectura econômica mundial possível.

Em Teutônia, a reprovação em plenário da proposta apresentada pelo Executivo é apenas mais um lamentável caso. E o enredo demonstra que não tem “Santo” na história. O PDT, o partido do prefeito, foi contra a contratação de operação de crédito durante a gestão passada do PSDB. E mais. O atual gestor, Celso Forneck (PDT), criticou o modelo de empréstimos durante a campanha vitoriosa. Da mesma forma, os vereadores que pertenciam à base aliada no passado, e que votaram a favor daquele financiamento, hoje se apresentam como ferrenhos opositores da medida. E podem anotar. Amanhã ou depois serão favoráveis.

Curtas da semana:

  • O governo de Imigrante, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e do Conselho Municipal de Turismo, projeta a criação de duas rotas turísticas. Uma é a ‘Rota dos Capitéis, Caminhos de Imigração e Fé’, que será construída em conjunto com outros nove municípios da região serrana. E a outra rota contempla os “Caminhos da Imigração, valorizando a história e a cultura dos descendentes alemães e italianos.
  • O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no RS (Setcergs) deve confirmar a instalação de uma unidade no Vale do Taquari, mais precisamente no Porto de Estrela. O anúncio oficial deve ocorrer durante a próxima Estrela Multifeira.
  • O PL de Estrela vai buscar mais vagas no plenário da câmara no pleito de 2014. E, entre os possíveis candidatos a vereador, destaque para atual Secretário da Fazenda, Felipe Diehl, e também para Diego de Castro, que concorreu a prefeito em 2020.
  • Ainda sobre o PL, a direção do partido em Estrela ficou incomodado com o prefeito Elmar Schneider (MDB), que chamou – de forma indireta – o governador Eduardo Leite (PSDB) de “futuro presidente”. O fato ocorreu na reunião-almoço da Cacis. Mas como o tempo passa rápido, a mágoa parece ter ficado no passado. E vida que segue.
  • Também em Estrela, o PP se articula para garantir nomes à majoritária em 2024. Hoje o partido possui um vereador no plenário. E João Braun ainda não confirma o desejo de concorrer a prefeito.
  • A negociação entre Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul, para a eventual divisão dos royalties da futura hidrelétrica da Certel junto à barragem do Rio Taquari, avançou pouco nos últimos meses.
  • Em Bom Retiro do Sul, a briga vai ser grande para definir os candidatos a prefeito. Atual Chefe de Gabinete, Leonardo Martins (MDB) é um dos cotados. Assim como o Secretário de Saúde, Rodrigo Rodrigues (PL). Atual vice-prefeito, Eder Eduardo Ciceri (Republicanos) também entrou na briga.
  • Já o PSB analisa cinco nomes. São eles o ex-prefeito, Celso Pazuch, Danielle Guimarães, além dos vereadores Fábio Porto Martins, João Batista Ferreira e João Pedro Pazuch.
  • Vereador em Fazenda Vilanova, Leo Mota (PDT) apresenta um projeto de lei para restringir a instalação e operação de aterro sanitário na cidade. Em Taquari, muitos lembram, ocorreu fato semelhante após debates na comunidade de Amoras.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de evento do Partido Liberal (PL) do Rio Grande do Sul na sexta-feira, dia 23. O encontro com correligionários ocorre a partir das 10h, no Teatro Dante Barone, na sede da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Após, ocorre almoço na Churrascaria Cultura Gaúcha (antigo Galpão Crioulo). E o ingresso com almoço custa R$ 140.
  • Vereadora de Teutônia, Neide Schwarz (PDT) quase chorou durante a fala no plenário da câmara. Visivelmente emocionada, ela rebateu com veemência as críticas direcionadas a ela pelos membros da própria base governista, e referentes a polêmica votação (e rejeição) do financiamento de R$ 15 milhões. Segundo ela, a sua ausência na derradeira sessão foi, sim, motivada por uma virose.
  • Colinas iniciou nesta semana a construção de microaçudes em propriedades rurais. A obra é uma parceria com o governo estadual, por meio do Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, especificamente no eixo Irriga + RS.
  • Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela (Sedis), Carine Schwingel (União Brasil) é cotada para ser candidata a vice e, até mesmo, a prefeita. E ela está insatisfeita com alguns movimentos recentes do governo municipal.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: