Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Inscrições para a Câmara Júnior encerram nesta segunda-feira

Podem participar alunos matriculados do 6º ao 9º ano das escolas municipais. Objetivo do projeto é aproximar as crianças do Legislativo.

Projeto de lei foi criado pelo presidente da câmara, Sérgio Cenci Sobrinho (Foto: Larissa Santos)

Estão abertas até segunda-feira, 1º, as inscrições para a Câmara Júnior. Os candidatos a vereadores mirins devem estar matriculados do 6º ao 9º na rede municipal e a ficha precisa ser preenchida junto à direção das escolas. É necessária a autorização dos pais. Durante o mandato, a criança será agente de comunicação entre o Legislativo e a escola, além de divulgar as ações junto à comunidade.

O autor do projeto de Lei que institui a Câmara Júnior é o presidente Sérgio Cenci Sobrinho (PP). Segundo ele, a ideia é conscientizar, desde cedo, para a importância da política e da cidadania. “Sentimos que, ao conversar com os jovens, eles não dão valor para essas questões. Queremos que as crianças vejam como funciona o nosso trabalho, além de aproximar a população do legislativo”, afirma.

Saiba mais

São seis vereadores e dois suplentes matriculados na Escola Munipal de Ensino Fundamental (Emef) Edgar da Rosa e três vereadores e um suplentes da Emef Santana. A divisão é proporcional ao número de alunos nas instituições de ensino. Os candidatos passarão por período de campanha e a posse está agendada para 22 de agosto, durante sessão. “São mais 9 representes da comunidade para trazer as demandas da população. É uma forma de valorizar as crianças que podem ser nossos futuros gestores e empresários”, ressalta.

Uma vez eleitos eles podem fazer discursos, apresentarem ideias e questões, votar em projetos, de acordo com todas as normas e regras de uma sessão ordinária júnior. “É a política que decide o futuro, mostra para onde o município vai seguir nos próximos anos. Se a gente quer algo diferente, temos que começar a fazer a nossa parte”, frisa.

Cronograma

  • Inscrições: até segunda-feira, 1º de agosto, junto à diretoria das escolas
  • Período de campanha: de 4 a 11 de agosto
  • Divulgação: durante sessão no dia 15 de agosto
  • Posse: eleitos serão empossados na sessão do dia 22 de agosto
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: