Jornal Nova Geração

ESTRELA

Instalação de semáforo inteligente causa alterações no trânsito

Primeira etapa da obra foi concluída na semana passada com retirada de rótula e canteiros na rua Coronel Mussnich. Demais intervenções devem ocasionar bloqueio total da via nos próximos dias

Vias seguem sinalizadas por cones e barreiras no formatos da rótula anterior (Foto: Karine Pinheiro)

As reformas para instalação do semáforo inteligente entre as ruas Coronel Mussnich, Coronel Brito e Marechal Floriano avançam para a segunda etapa. Na semana anterior, o Departamento de Trânsito de Estrela finalizou a primeira fase com a retirada de rótula e canteiros nas vias. Para dar andamento na colocação da sinaleira é necessário asfaltar e sinalizar as faixas.

Para garantir o funcionamento do semáforo até o fim do mês de novembro, a administração municipal dividiu as intervenções em três etapas. Após a sinalização do local, o coordenador de Trânsito Frederico Diehl explica que é necessária a instalação de postes e cabos para estabelecer a operação do sistema de câmeras, além do período de testes e programação da sinaleira.

“Esta fase deve levar de cinco a seis dias para ser concluída. No entanto, dependemos de um período sem chuva para finalizar o asfaltamento dos canteiros retirados”, esclarece Diehl. Durante o período, a rua Coronel Mussnich deve ser totalmente bloqueada para o fluxo de veículos. O Departamento de Trânsito ainda ajusta o cronograma de obras.

Enquanto a segunda etapa das intervenções não inicia, as vias seguem sinalizadas por cones e barreiras no formatos da rótula anterior, embora Diehl destaque que todas ações contam com orientação dos agentes de trânsito. No caso de interrupção total do fluxo de veículos nas ruas, os condutores devem desviar pelo centro da cidade.

Segundo o coordenador, atualmente o ponto é o maior gargalo de trânsito no município. “O maior problema é para o motorista que está na Marechal Floriano e precisa converter a esquerda”, comenta. Conforme apontamentos do estudo de trânsito apresentado em 2022, a implantação do semáforo inteligente deve ocasionar a redução do congestionamento e aumento da segurança viária.

Sobre o equipamento

Conhecido como semáforo inteligente, o sistema tem capacidade de controlar e gerenciar as sinaleiras de acordo com o fluxo de veículos. O equipamento conta com câmeras que auxiliam na auto programação. Na prática, a sinaleira identifica o fluxo em cada via e libera o tráfego de acordo com o número de veículos que circulam em cada rua. O monitoramento ocorre em tempo real.

A instalação do aparelho custou R$ 170 mil. Com demais intervenções, o investimento chega a R$ 250 mil. De acordo com dados do estudo de trânsito, mais de 20 mil veículos circulam entre as três vias diariamente.

Mudanças no centro

Outra mudança recente relacionada ao fluxo de trânsito ocorreu na rua Pinheiro Machado, localizada no centro. Com as alterações, a via agora permite o tráfego em mão dupla entre as ruas Coronel Flores e Bruno Schwertner e fica proibido estacionar nas proximidades do prédio da Polar.

“Será necessária atenção por parte de quem utiliza a Rua Treze de Maio e Quinze de Novembro para descer pela Rua Pinheiro Machado, já que agora há movimento contrário de veículos subindo onde só era permitido descer”, pontua Diehl. Pinturas de faixas de segurança, baias de conversão e outras sinalizações foram e instaladas ao longo da mês para facilitar a identificação das mudanças.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: