Jornal Nova Geração

ESTRELA

Ioná Carreno recebe homenagem da câmara

Comenda Maria Ilse Hart foi concedida à enfermeira, pesquisadora e professora universítária

A professora Ioná Carreno recebeu, em sessão solene nessa segunda-feira, 7, a Comenda Maria Ilse Hart. A homenagem foi proposta pela vereadora Tiane Cagliari (PV) e aprovada por unanimidade em agosto de 2021.
“Neste momento, não há ninguém mais apropriada para receber esta honraria, do que Ioná Carreno”, ressaltou a vereadora proponente, após ler o currículo e destacar a trajetória da homenageada.

Em seu discurso, Ioná agradeceu a honraria e disse ser importante olhar para trás e perceber a própria trajetória. “Foi nos períodos depois do horário formal de trabalho que passei a me envolver com as questões envolvendo as mulheres. Quando perguntam como uma pessoa dá conta do trabalho, da vida acadêmica e de todas as outras tarefas, é simples: não se faz nada sozinho”, afirmou.

Ioná Carreno é enfermeira, professora universitária e cursa pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, com o estudo na área da violência contra mulher. Na comunidade, Ioná atua como membro da Diretoria da Associação da Casa de Passagem Vale do Taquari, membro da Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher de Estrela e coordenadora do Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram). Participaram da cerimônia, também, o prefeito Elmar Schneider, secretários municipais, além de colegas do Cram e familiares.

Zancanaro questiona repasses à Aepa

O vereador Volnei Zancanaro (PSL) reivindicou prestação de contas a respeito do repasse à Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa). O assunto veio à tona depois de a vereadora Tiane Cagliari (PV), integrante da associação, ter mencionado o repasse e afirmado não querer falar sobre o assunto, já que, segundo ela, o dia era de comemoração.

“Aprovamos, na gestão passada, uma verba de R$ 3 mil mensais à Aepa. Hoje a entidade recebe R$ 15 mil por mês, e nenhum dos vereadores tem conhecimento oficial disso, afinal não veio nenhum projeto de lei para que aprovássemos”, protestou Zancanaro.

O parlamentar aproveitou a presença do secretário da Saúde e questionou se esse montante não poderia ser utilizado para a compra de medicamentos, ou pagamento de consultar médicas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: