Jornal Nova Geração

Janeiro Branco

“Queridos leitores! Hoje resolvi refletir sobre o tema Janeiro Branco! Este mês é muito importante! Além de ser o primeiro do ano, fica-nos claro que a maioria das pessoas está, com certeza, mais focada em resoluções e metas. Considero relevante ressaltar que o Janeiro Branco é uma campanha idealizada e criada por psicólogos de Uberlândia (MG), em 2014, com o intuito de chamar atenção para o tema Saúde Mental. O Janeiro Branco surgiu para clarear tudo que diz respeito à busca pela saúde mental. Há muitas campanhas durante o ano, mas particularmente a saúde mental envolve o ser como um todo. Nada é possível se não valorizarmos as nossas diferentes emoções, enfim, como encaramos os diferentes sintomas que causam tanto sofrimento psíquico nos dias atuais. Somos convidados a refletir sobre um conceito mais ampliado de saúde mental e emocional, como estado de equilíbrio.
Vocês se sentem à vontade de comentar, trocar ideias, refletir sobre saúde mental? A saúde mental ainda é um tema considerado como um preconceito. Pois, em uma sociedade de aparências, onde seres humanos tentam aparentar que estão bem, se torna complicado buscar ajuda, uma vez que a fraqueza virá à tona. Já houve uma certa evolução, mas ainda é preciso mais conscientização! Por isso, nesta nova era, buscar o despertar consciencial é tudo. Como profissional da saúde mental, com 22 anos de formada, tenho percebido que cada vez mais somos levados a cuidar de nós mesmos, uma vez que trocar ideias e desabafar com um profissional pode abrir uma nova fase na vida deste indivíduo, o qual está investindo no autoconhecimento, bem como se oportunizando enfrentar a sua própria história de forma clara, evitando doenças mentais e psicopatológicas. Não será mais uma relação solitária com o sofrimento psíquico!
Na verdade, no Janeiro Branco podemos desconstruir ideias erradas sobre psicoterapia e cuidados com a saúde mental. Peço para que você jamais negue ou negligencie o sofrimento psíquico . Há muitos paradigmas que invadem nossas vidas e que reforçam crenças limitantes. Sugiro que o Janeiro Branco simbolize a paz. A paz dentro do seu ser. Se não está em paz consigo mesmo, busque ajuda. Chega de sofrimento, de autoboicote, de negação do próprio ser. Em 2020 muitas pessoas tiveram a saúde mental abalada. Como psicóloga clínica, reforço: neste Janeiro Branco construa uma nova vida, uma nova visão de si mesmo, construa uma relação saudável com seu próprio ser e, com o tempo, tudo irá melhorar. Desejo que a partir deste janeiro você consiga cuidar melhor da sua saúde mental! Tenho certeza que os leitores devem preencher esta página com muita paz e equilíbrio!”

*Artigo de Jaqueline Mendes da Silva
Psicóloga Clínica
CRP 07/08962.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: