Jornal Nova Geração

ATIVIDADE ESPECIAL

Lanternas no rio encerram atrações de Natal em Estrela

De forma a se conectar às festas de Ano Novo, desejos para 2023 foram escritos em lanternas. Atividade também incluiu show e sorteios da campanha da Cacis

Moradores colocaram mensagens com desejos para 2023 no Rio Taquari. Crédito: Marcelo Grisa

Uma tradição asiática chega ao Vale do Taquari durante as festas de fim de ano. No começo da noite desta terça-feira, 27, ocorreu o evento “Lanternas dos Desejos”. Na ação, cerca de 200 lanternas flutuantes foram colocadas no Rio Taquari por estrelenses que fizeram pedidos para o novo ano.

A colocação das lanternas no rio marcou o fim da programação de Natal de Estela, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), com apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis).

História

A iniciativa ocorre em vários lugares do mundo, mas é originária da Tailândia. O primeiro registro da festa do “Loy Krathong” é de 1863, quando o rei Rama IV ordenou a veneração a Buda por meio das lanternas na água. O ritual seria uma adaptação de festas indianas ainda mais antigas, e em algumas regiões, inclui também lanternas que funcionam como pequenos balões de ar.

Após serem colocadas na água, as lanternas ficarão em uma área delimitada por um cordão de isolamento na superfície do rio. A madeira utilizada tem a capacidade de boiar. Na manhã desta quarta-feira, 28, as fontes de luz serão então recolhidas para reaproveitamento, já que a organização planeja incluir a atração no calendário da cidade.

Sorteios e repercussão

A Cacis promoveu, na ocasião, o último sorteio da campanha Estrela Premiada. O vice-presidente de comércio da entidade, Leandro Kremer, falou sobre a iniciativa à Rádio A Hora 102.9. A entidade aproveitou a oportunidade e trouxe a banda Apple para o Lanterna dos Desejos.

“Conseguimos incrementar esse evento para fazer algo diferente daquilo que fazemos todos os anos. Confesso também que estou surpreso com a repercussão que tem ocorrido”, revela Kremer.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: