Jornal Nova Geração

comemoração

Legislativo de Estrela celebra 140 anos

Documentação histórica e registros fotográficos estão expostos ao público no Memorial de Estrela, até 4 de março

Em 21 de fevereiro de 1882, o então presidente da Câmara de Vereadores do município-mãe Taquary João Caetano Pereira, assinou o ato de instalação da Villa de Estrela e deu posse aos vereadores eleitos Henrique Theodoro Rohenkohl, Patrício Antonio Rodrigues, Jorge Carlos Lohmann, Tristão Gomes da Rosa, Miguel Ruschel, Bento Manuel de Azambuja e Luiz Paulino de Moraes. Iniciava ali a história do Poder Legislativo do município Estrela, que atualmente está em sua 32ª Legislatura.

Estes, e tantos outros dados constantes em vasta documentação histórica e registros fotográficos estão expostos ao público no Memorial de Estrela, até o próximo dia 4 de março. E para comemorar a data, a Câmara Municipal de Estrela, em parceria com o Memorial de Estrela, realizam um ato na próxima segunda-feira, 21, na sede do Memorial (Rua Treze de Maio, 398, Centro).

O diretor do Memorial e curador da Exposição Airton Engster dos Santos destaca a motivação do evento. “O objetivo da mostra ‘Câmara de Vereadores de Estrela – 140 Anos’ no Castelinho tem por objetivo oportunizar que a população conheça melhor o papel do legislativo na conjuntura legal e atual, buscando também uma compreensão da sua trajetória no contexto histórico” afirma.

O presidente da câmara Márcio Mallmann (PP) avalia a importância do Legislativo e destes 140 anos de atuação. “É muito gratificante poder participar de um processo dentro da nossa comunidade e muito importante poder conhecer e lembrar do legado de trabalho deixado por estes colegas vereadores que nos antecederam. Todos que passaram pelo Legislativo são lideranças de seu tempo e contribuíram para o desenvolvimento do nosso município. Muitos foram vereadores de Estrela e hoje residem em localidades que se emanciparam daqui. Conhecer a história nos coloca em perspectiva da relevância e responsabilidade que temos hoje, e o compromisso que temos com o futuro de Estrela” finaliza.

Curiosidades:

  • A 1ª Legislatura que teve mandato de 21 de fevereiro de 1882 (dia da posse) a 8 de janeiro de 1883, era composta por 7 vereadores eleitos: Tristão Gomes da Rosa – presidente, Henrique Theodoro Rohenkohl – vice-presidente, Patrício Antônio Rodrigues, Jorge Carlos Lohmann, Miguel Ruschel, Bento Manoel de Azambuja e Luiz Paulino de Morais.
  • Em 14 de março de 1882 foi aprovado o primeiro orçamento da “Receita e Despesa” do município de Estrela, calculado em 9:373$332 (valor expresso em réis do Império, moeda corrente da época), válido para 1883.
  • Pelo regime democrático, a população exerce o Poder Legislativo através de seus representantes. Vereador, primeira designação do membro do Poder Legislativo municipal ou edil, com 7 vereadores, vigorou de 1882 a 1891. De 1891 a 1930, o Poder Legislativo era exercido pelo Conselho Municipal, composto por 7 conselheiros, seguindo-se o período da ditadura.
  • Desde 1936 voltou a chamar-se vereador, excetuando-se o decênio da ditadura de 1937 a 1947, sem Poder Legislativo. Cada período ou mandato eleitoral denominamos de Legislatura.
  • O primeiro prédio para funcionamento da Câmara de Vereadores de Estrela, foi adquirido em 1885, oferecido por Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto, onde passaram a funcionar as sessões.
  • A primeira Lei Orgânica foi aprovada pelos vereadores em outubro de 1891, e autorizada a sua impressão para entrar na ordem dos trabalhos e promulgada em 1892, pelo intendente Joaquim Alves Xavier. Em 19 de novembro de 1901 a Lei Orgânica foi reformada, levada a efeito pelo intendente Francisco Ferreira de Brito que a promulgou.
  • Durante quase um século, o Poder Legislativo funcionou nas mesmas dependências do Poder Executivo, isto é, na Intendência e depois na Prefeitura Municipal.
  • Como o espaço para a administração municipal ficou pequeno na Prefeitura, motivou a Câmara a mudar. Em 1980, realizou sua primeira sessão no prédio situado ao lado da sede dos Correios na Rua Coronel Flores.
  • Em 1986, transferiu-se para a parte ao lado da Cacis, na Rua Fernando Abbott, n.º 427, até 1994, quando alugou as dependências, na Rua Arnaldo J. Diel, n.º 140.
  • Em 24 de agosto de 2007 foi inaugurada a atual sede própria da Câmara de Vereadores na Rua Doutor Tostes, 51 – Centro de Estrela. Na época da inauguração do prédio, o presidente da Câmara de Vereadores era Paulo Floriano Scheeren. O atual presidente em 2022, é Marcio Mallmann, eleito e empossado em 14/02/2022.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: