Jornal Nova Geração

Leitos fechados aguardam habilitação

VALE DO TAQUARI – Na segunda-feira, dia 27, as únicas UTI’s utilizadas especificamente para atendimento da Covid-19 no Vale do Taquari lotaram. No Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, os 13 leitos estavam ocupados. No Hospital Estrela (HE), as três vagas também contavam com pacientes.

Nesta quarta-feira, a situação voltou a se repetir em Estrela. Isso porque dos dez leitos de UTI que possuem estrutura de isolamento, sete ainda aguardam a habilitação do Ministério da Saúde (MS) para entrarem em funcionamento. Os três que estão aptos já pertenciam à UTI normal do hospital e foram transformados para o atendimento específico. Na quarta-feira quatro pacientes (três confirmados para a Covid-19 e um suspeito) estavam na UTI. Para atender a falta de uma vaga, o HE precisou utilizar um leito da UTI normal.

Pela saúde dos pacientes

O HE informa que não abrirá os leitos sem o aval do MS. A falta de habilitação implica em duas situações: a não disponibilização dos recursos para custear a operação dos leitos exclusivos da UTI Covid e a ausência da habilitação técnica que resguarde e assegure o pleno funcionamento dos leitos.

“Por decisão da direção, no sentido de salvaguardar a segurança dos pacientes, os leitos serão ocupados quando tivermos o aceite técnico de uso com a respectiva habilitação do governo federal”, informam.

O Jornal NG buscou resposta do MS sobre o prazo para habilitação, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. 

Regulação de leitos

Desde que o HE começou a receber casos confirmados ou suspeitos de coronavírus, seja na Unidade de Internação ou na UTI Covid-19, a maioria dos pacientes internados era de Estrela, mas casos de Arroio do Meio (2), Colinas, Cruzeiro do Sul (2), Encantado e Nova Bassano também internaram.

Isso ocorre porque a regulação dos leitos é feita pela Secretaria Estadual da Saúde. “São eles que enviam os pacientes para os hospitais. É norma, pois precisam ter esse controle, até para proceder os pagamentos via SUS”, explica a assessoria de imprensa da instituição.
Hoje, 70% dos atendimentos no HE são pelo SUS. 

Internado em Santa Cruz do Sul

Também por conta da regulação, um dos dois pacientes contaminados com o vírus em Bom Retiro do Sul está internado em Santa Cruz do Sul. Ele foi hospitalizado na quinta-feira, dia 23. Em Bom Retiro, dos quatro casos, dois estão curados e o outro confirmado está no Hospital de Caridade Sant’Ana. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: